Peixes Ornamentais em Aquário

Hypostomus plecostomus, Liposarcus pardalis, etc...
Cascudo Comum, Peixe-Gato, Cascudão

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cascudo Comum - Hypostomus plecostomus e outros

Fotos & Comentários

Hypostomus_plecostomus_2.jpg (35kb)
Photo Credit: Lynn Smith

Nome: Hypostomus, Liposarcus spp.
Comp AquapHTemp
Origem: Amazônia
60 cm 300 L 7.2 25°C

Comentário

Descrição: Coloração geral cinza-amarelado todo pintalgado de manchas escuras, inclusive as nadadeiras. Hábitos e reprodução: Estes peixes, dado o porte e os "gestos" vigorosos, só devem estar em aquários de grande tamanho e mesmo assim um só exemplar da sua espécie, pois, se bem que sejam inofensivos para os outros peixes, são extraordinariamente batalhadores entre si. São úteis pela sua grande voracidade por algas e restos de comida. É aconselhável ter um exemplar pequeno no aquário.

Contribuído por Thomas Azevedo
Comentário

Este peixe cresce bastante. Muitas pessoas o compram como "faxineiro" para aquários pequenos, desconhecendo que ele pode atingir mais de 30cm. Já se ouviu falar de exemplares que chegaram aos 60cm. Deve-se-lhe fornecer comprimidos à base de algas spirulina, espinafres, ou outros alimentos vegetais sólidos. É pacífico e muito resistente, segundo consta, apenas se costuma dar mal com indivíduos da mesma espécie, mas regra geral, dá-se bem com todas as espécies de peixes.

Contribuído por João Silva
Comentário

Um ótimo peixe, na minha opinião o melhor peixe de fundo. Ele faz uma bela limpeza no aquário, sua principal função é a de remover o limo. O cascudo é uma espécie muito apreciada pela sua boca de tipo "ventosa" que se fixa em vidro e pedras para retirar alimento. Só se deve manter um exemplar em cada aquário devido a sua agressividade com membros de sua mesma espécie. Seu tamanho em aquários pode chegar a 30cm. Precensiei um cascudo de 35cm em Bonito-MS e um de meus mergulhos. Ele não tolera sal na agua, o sal pode levá-lo à morte. Pode ser alimentado com pedaços de batatas introduzidas de noite e retiradas de manhã. Não tente pegá-lo com a mão, voce poderá se espetar com a nadadeira dorsal.

Contribuído por Marcos De Martino
Comentário

O Cascudo fascina as pessoas por sua aparência decididamente diferente de qualquer outro peixe, com sua boca em forma de ventosa que lhe permite aderir à qualquer superfície. Se você tem um aquário que recebe excesso de luz solar este é o peixe ideal para tentar contornar o problema de excesso de algas. Infelizmente, devido ao tamanho que atinge num espaço curto de tempo, somente pessoas com aquários com capacidade mínima de 100 litros deveriam manter esse lindo peixe em casa. É um erro deixar seu Cascudo alimentar-se somente de limo e sobras de comida. O ideal é utilizar comidas específicas para peixes de fundo, hoje em dia comuns nas lojas especializadas. Quando eu era criança capturávamos dezenas de Cascudos num córrego perto de onde ainda moro, que hoje em dia está totalmente poluído. Garotos pobres da vizinhança os cozinhavam e comiam, enquanto eu os colocava em meus aquários...

Contribuído por Alexandre
Comentário

Tenho um cascudo em meu aquário. Ele vive grudado no filtro do aquário. Deve ser porque todos os restos de comida e algas passam por ali. É um peixe pacífico, resistente e de fácil manutenção, embora tímido. Sua boca, em forma de ventosa se gruda nos vidros e objetos do aquário, sugando algas, embora o meu, como já disse, prefira o filtro. Somente lendo esta página que descobri que exemplares da mesma espécie se agridem. Foi bom eu ter descoberto, pois ia colocar outro exemplar em meu aquário. Aconselho a qualquer aquarista, já que ele ajuda muito na limpeza do aquário formidavelmente. Um peixe, sem dúvidas, maravilhoso!

Contribuído por Ricardo Fernandes
Comentário

Tenho um cascudo em meu aquário juntamente com outros peixes, porém o que mais chama atenção é o próprio. Há alguns dias descobri que se poderia colocar batata como alimento ao cascudo, e que surpresa...os outros peixes também tentam comer a batata, porém o cascudo fica por sobre o legume, raspando e se alimentando...é umas das coisas legais de se ver no meu aquário...

Contribuído por Ricardo



 Páginas:  1  | 2  | 3 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L