Peixes Ornamentais em Aquário

Bunocephalus spp. (Dystichthys spp.)
Rabeca, Banjo

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Rabeca (Banjo) - Bunocephalus spp.

Fotos & Comentários

Bunocephalus_coracoideus_1.jpg (19kb)
Fotografia: Zeco Carvalho

Nome: Bunocephalus spp.**
Comp AquapHTemp
Origem: América do Sul
30 cm 250 L 6.8 25°C

Comentário

**Nota: Existem várias espécies diferentes de Rabecas, com tamanhos adultos variando de 8 a 30 cm, e aquário mínimo recomendável variando de acordo, entre 100 e 250 L. Por enquanto vamos manter comentários para as todas as espécies nesta página já que as condições gerais de cuidado são semelhantes, mas se você souber exatamente qual espécie tem, refira-se a ela no seu comentário!

Contribuído por Marcos Avila
Comentário

Essas espécies, conhecidas vulgarmente como Peixes-pipa, desenvolvem-se basicamente em toda América do Sul, chegando a medir ate 30 cm. São predadores noturnos e gostam de comer peixes pequenos, deve-se mantê-los junto com peixes do mesmo tamanho ou maiores.

Contribuído por Felipe Meireles
Comentário

Possuo um exemplar desse gênero que está com aproximadamente 8 cm. Ele é extremamente pacífico e resistente, nunca o vi importunar nenhum outro peixe. Uma curiosidade sobre esse peixe (ao menos o meu) é que ele não nada direito, dá alguns saltinhos para se locomover e quando se assusta se finge de morto. Toda vez que sifono o aqua, preciso removê-lo de um lado para o outro com a mão. Quando o comprei, o vendedor não sabia nada sobre ele (e nem eu), mas creio que tenha se adaptado bem, pois dobrou de tamanho em alguns meses. Os parâmetros do meu aqua são: pH 7, GH baixo, temperatura 29°C, Amônia 0. Filtro externo com capacidade de aproximadamente 10 vezes o volume do aquário e trocas parciais de aproximadamente 25% semanal.

Contribuído por Arthur Banke Gaertner
Comentário

Eu tive um banjo há algum tempo atrás, que por falta de alimentação veio a morrer. Agora estou com outro, um pouco menor (~4 cm) mas o que realmente me levou a tentar novamente com este peixe (o que agora estou conseguindo bem), é um estranho comportamento que eu não havia visto em outros peixes: ele simplesmente tem uma troca de pele completa, parece não respirar, e realmente é um bom ator. No momento estou alimentando ele com alimento floculado que eu afundo na água, e quando ele percebe o alimento para de fingir de galho e vai direto na comida, é um peixe muito interessante.

Contribuído por Askot Kuriyama
Comentário

Comprei 2 peixes banjo - acredito que os meus são Bunocephalus coracoideus. Gostei da aparência exótica deles, entre os outros cascudos, e imaginei que fariam o mesmo que os outros limpadores: comer pacificamente as algas dos vidros. Não foi o que aconteceu, começaram a comer platys, e eu demorei muito para perceber que eles nunca grudam nos vidros etc. Quando percebi isso, entendi porque estavam sumindo outros peixes, e devolvi os 2 para a loja.

Contribuído por Ricardo Silva

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L