Peixes Ornamentais em Aquário

Botia kubotai (Botia 'Angelicus')
Bótia Mármore, Bótia Kubotai

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Bótia Mármore - Botia kubotai

Fotos & Comentários

Botia_kubotai_1.jpg (39kb)
Fotografia: Jay Anson

Nome: Botia kubotai
Comp AquapHTemp
Origem: Myanmar (Burma)
9 cm 100 L 7.0 26°C

Comentário

São peixes muito bonitos e graciosos. O comportamento deles é pacífico, e os que eu tinha não brigavam entre eles nem com os outros. Comem algas e ração em flocos. É interessante vê-los comer porque ficam de cabeça para baixo para comer os flocos na superfície. Ótimo para aquários comunitários.

Contribuído por Rafael Freire
Comentário

Aqui no RJ as chamam de Burmese ou pelo seu nome ciêntifico Kubotai. Tive uma durante um ano, já comprei ela grande com 6-7 cm. Se dava muito bem com as 2 bótias palhaços, mas não se dava bem com as 2 yo-yo's. Estavam constantemente brigando por território, até que as yo-yo's sumiram, num aquário de 630 L, densamente plantado. Perdi ela na transição de aquários.

Contribuído por Daniel Cleto
Comentário

Neste momento tenho três bótias kubotai (mármore) com uns 5 cm. Penso que, para manter este peixe com sucesso, devem ser criadas as condições que qualquer bótia exige: adquirir vários exemplares, ter um aquário adequado (+ de 100 litros no caso) já que vão crescer + de 12 cm, um pH certo, mas mais importante, um pH estável, ter bastantes esconderijos, ter bastante movimentação de água (eu liguei uma bomba de água de 1200 L/h apenas para criar corrente). Na minha opinião, os peixes assim não ficam tão escondidos. Quanto à alimentação, vario o mais possivel: comida congelada (krill e artêmia sobretudo), granulado e flocos. Por fim, bastante cuidado com medicamentos cujo princípio activo é o cobre. Estes peixes são muito sensíveis e em caso de doença aplicar apenas 1/3 da dose recomendada. Sou apaixonado por bótias, tenho de 3 espécies e acho esta das mais bonitas. O seu comportamento é exactamente igual ao de outras espécies de bótias.

Contribuído por Filipe Nobre
Comentário

Possuo atualmente duas dessa magnífica espécie em um aquário de 120 litros. Um peixe muito resistente e curioso quando bem adaptado ao aquário. Peixe muito pacífico, gosta de aquários com muitas tocas e prefere aquela mais apertadinha onde possam ficar espremidinhas com outra de seu cardume. Excelente peixe!

Contribuído por José Veleda

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L