Peixes Ornamentais em Aquário

Astyanax jordani
Tetra Cego das Cavernas, Peixe Cego Mexicano

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Tetra Cego - Astyanax jordani

Fotos & Comentários

Astyanax_jordani_1.jpg (12kb)
Fotografia: Rony Suzuki

Nome: Astyanax jordani
Comp AquapHTemp
Origem: México
7 cm 60 L 7.4 22°C

Comentário

É um peixe que a muitos pode meter confusão, a questão de ele ser cego, mas posso dizer que no ano passado apostei num e não me arrependo. É uma perfeita caixa de surpresas: é pacífico, tenho de lhe dar comida em pastilhas, porque caso contrário não consegue comer. Aparenta conseguir distinguir cheiros dentro de água (digo isto porque ele normalmente ronda o sítio onde cai a pastilha). Quando o adquiri e o coloquei no aquário comunitário de 80 L que tenho, reparei que a questao de ele não ver não o inibiu de conhecer o aquário de uma ponta a outra. No 1º dia andava às cabeçadas a tudo, tendo nos dias seguintes conseguido decorar os sítios onde se situavam as plantas e as rochas que disponho, contornando-as como um peixe normal. Aconselho a todos que tenham aquários comunitarios, é barato (custou-me cerca de 1€, com 4 cm) e neste momento já está com 7 cm. Não se deixem intimidar pela sua aparecia porque este peixe, depois de estar no aquario, não vai deixar ninguém indiferente a ele.

Contribuído por Fábio Ferreira
Comentário

Também é conhecido como Astyanax fasciatus mexicanus (o nome científico tem sido muito disputado nos últimos anos). Mantenho um cardume destes peixes tão curiosos num aquário de biótopo, simulando uma gruta na Península do Yucatán, e devo dizer que o seu comportamento em cardume é ainda mais fascinante! Não formam cardume compacto, como os tetras pigmentados e com olhos, mas são muito sensíveis ao que se passa à sua volta. São os peixes mais desinibidos que conheço, e não têm nenhum problema em tentar comer o meu braço (hehehe) quando estou a fazer a manutenção do aquário. Movem-se todo o tempo, animando muito o aquário, e evitando todos os obstáculos com a maior naturalidade e elegância. É muito surpreendente! Têm um apetite voraz, crescem rapidamente, e são notavelmente resistentes. Tenho este cardume há quase um ano, e não perdi nenhum peixe! Supostamente - e ao contrário da maioria dos tetras - a sua reprodução é fácil: espero poder verificá-lo na próxima primavera, em que já terei seguramente vários exemplares em idade adulta!

Contribuído por Tiago do Vale
Comentário

Se você tem preconceitos com o Peixe cego, é hora de repensar. Quando bem aclimatado, o ele ganha um belo colorido azulado no dorso, o rosa e o branco de seu corpo se intensificam e o seu comportamento é excepcional. Seus olhos são vestigiais, e o peixe realmente não enxerga. A fêmea é mais roliça do que o macho e é ligeiramente curvada, enquanto o macho é mais esguio. Os alevinos nascem com olhos, que vão “sumindo” com o crescimento, por isso não se assuste, é um processo normal. Costuma ser o primeiro a chegar até a comida, come na mão do aquarista e passa o dia em movimento, dando vida ao aquário. Sua linha lateral é muito sensível, percebendo mínimas vibrações na água, parte de sua adaptação às regiões cavernosas onde vive na natureza, o que pode explicar sua rapidez para chegar na comida. É um peixe pacífico, que não exige muitos cuidados, exceto por gostar de áreas de pouca luz. Pode ser mantido em aquário comunitário, mas com um cardume da mesma espécie.

Contribuído por Carlos Eric
Comentário

Um peixe que se vira muito bem. Em aquários comunitários se alimenta normal, nem parecendo cego. Existe também a espécie que não é cega, só que mais escura. São pacíficos e devem ser mantidos com pequenos peixes e também pacíficos.

Contribuído por Luan Garcia Sypniewski

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L