Peixes Ornamentais em Aquário

Aspidoras pauciradiatus
Aspidora

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Aspidora - Aspidoras pauciradiatus

Fotos & Comentários

aspy3.jpg (12kb)
Fotografia: Marcos Avila

Nome: Aspidoras pauciradiatus
Comp AquapHTemp
Origem: Rio Negro, Brasil
4 cm 40 L 6.8 25°C

Comentário

Adquiri um exemplar recentemente, pensando inicialmente ser uma coridora. Ela estava abandonada em um aquário de dojôs, ao qual chegou por engano do fornecedor. Só em casa é que percebí a diferença. Ela é idêntica à da foto acima e tem comportamento similar ao de suas primas. O que a diferencia são os pequenos olhos e o corpo ligeiramente mais arredondado, principalmente na barriga. Um fato interessante é que ela não é nada tímida, e gosta de comer a ração na hora em que é servida, disputando com o cardume de cardinais todo o alimento que chega ao fundo, ao contrário das coridoras, que preferem buscar comida depois que tudo se acalma. É um peixe muito interessante até pelo seu tamanho, bem menor que o padrão da família, e bem raro aqui na minha região.

Contribuído por José Luiz Garcia
Comentário

As aspiradoras são confundidas com os Coridoras (limpa-fundos), além de também limparem o fundo do aquário, mas as aspiradoras têm o corpo mais comprido e são menores. Comem o resto de comida no fundo do aquário. Não devem viver sozinhas senão podem morrer. Não toleram água com muito sal. Eu tenho 3 aspiradoras. São muitos pacíficas com outros peixes, mas os peixes não são muito pacíficos com elas.

Contribuído por Joy Gang
Comentário

Comprei 3 Aspidoras para um aquário de 40 L para compor a equipe de limpeza do aquário. São peixes muito pacíficos e nadam em grupos, realizando saltos até a superfície da água. Além de limpadoras, são adornos lindos ao aquário por seu comportamento interessantíssimo de ser observado. A restrição é que na minha opinião elas são muuuito complicadas, acabei perdendo as 3 em um espaço de 1 mês. Como o pH de meu aquário é estável em 6.9 e a temperatura é controlada a 25°C (que são números bons para elas) eu procurei investigar com mais atenção os motivos das baixas e constatei que elas não estavam comendo, fiz diversas alterações na alimentação, tentei as mais diversas rações, inseri mais duas como reposição para a outra não ficar sozinha após as mortes das outras, mas absolutamente todas acabaram morrendo. Raramente se alimentavam e quando o faziam comiam poucos restos de flocos e iam definhando (apesar de manterem o nível de atividade) até a morte. Pretendo inserir algumas delas em um aquário grande que estou montando e tentar alimentá-las com a ótima ração de funda da Tetra (que eu ainda não havia descoberto na época), pois realmente vale muito a pena ver os lindos cardumes de aspidoras nadando juntos e saltando na superfície.

Contribuído por Leo Terra
Comentário

Tinha 2 aspidoras no meu aqua de 70 L, são super ativas e muito resistentes. Há um tempo atrás, tive um vazamento no meu aqua, e, por urgência, coloquei meus peixes numa bacia que tinha aqui. Muitos peixes morreram, creio que por resíduo de algum produto, mas uma aspidora aguentou fundo, e está viva até hoje. O curioso é que ela está super bem no meu aquário, que é de pH alcalino, 7.2 ~ 7.5. É alimentada só com Bottom Fish, e come também alguns restos de ração flocada que caem no fundo. Adora ficar procurando por comida na areia, é muito ativa! Recomendo para todos!

Contribuído por Artur Diniz

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L