Peixes Ornamentais em Aquário

Apistogramma steindachneri
Apisto Steindachneri

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Apisto Steindachneri - Apistogramma steindachneri

Fotos & Comentários

Apistogramma_steindachneri_1.jpg (34kb)
Fotografia: Pedro GM

Nome: Apistogramma steindachneri
Origem: Roraima (Brasil) e Guianas

Comp Aqua pH Temp
7 cm 50 L 6.5 25°C

Comentário

São peixes belos e sem exigência quanto a alimentação (eu os alimento com enquitréias e alimento industrializado em grânulos). Tenho 3 exemplares em um aquário de 330 litros. O macho dominante é bem territorialista. As fêmeas (amarelas) também são muito territorialistas e defendem seus ninhos como mamães valentes e corajosas, mostrando seus valores nas cores (bem vivas e diferenciadas) que adquirem na época de reprodução. Além disso brigam pela atenção do macho (o que eu achei muito interessante).

Contribuído por Pedro GM
Comentário

Um apistogramma muito interessante e belo com certeza. O macho pode chegar a 10 cm, podendo ter variações de cores, indo do amarelo/azulado ao azulado/esverdeado. Já a fêmea chega no máximo a 7 cm e normalmente como as demais fêmeas de apistogrammas, tem a cor amarelada. São peixes fáceis no quesito alimentação (podendo aceitar diferentes tipos de rações, além de alimento vivo) mas frágeis no quesito qualidade da água. A mesma deve estar com o pH entre 6.4 a 6.8 (máximo) e mole. Morrem com muita facilidade caso ocorram variações muito bruscas tanto no pH como na dureza da água (não sabia disto e perdi o primeiro que consegui em menos de dois dias).

Agora um detalhe importante: É um peixe muito tímido, ficando a maior parte do tempo escondido, mas muito agressivo, atacando não apenas outros Steindachneri's mas outros apistogrammas inclusive. Então é aconselhável que tenha-se apenas um único macho no aquário e caso tenham outros tipos de apistogrammas, o aquário deve ser de boa dimensão (pelo menos de 100 L), bem plantado e com várias tocas (pedras ou cocos secos) como esconderijos, pois do contrário, ele irá atacar os de sua espécie facilmente, podendo inclusive matá-los. Tomando-se estes pequenos cuidados, é um lindo peixe com certeza, não gerando problemas ao aquarista e como todo apistogramma, de uma beleza única de se admirar.

Contribuído por Wagner Vieira

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L