Peixes Ornamentais em Aquário

Apistogramma sp. 'Miua'
Apisto Rio Miua, Rio Mabo, Red Miua

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Apisto Rio Miua - Apistogramma sp. 'Miua'

Fotos & Comentários

Apistogramma_miua_1.jpg (23kb)
Fotografia: Marcio Soares

Nome: Apistogramma sp. 'Miua'
Comp AquapHTemp
Origem: Rios Miua e Mabo (Brasil)
8 cm 60 L 6.5 24°C

Comentário

Forma: Nadadeira caudal de forma arredondada, igual ao A. nijsseni, nadadeira dorsal alta e dentada na parte superior, nadadeiras dorsal e anal ligeiramente pontiagudas, não se abrem tanto como em outros apistogrammas. Nadadeiras ventrais largas em comparação com as demais e geralmente terminam em um fino filamento.
Comportamento: Não existem dados sobre o comportamento desta espécie em cativeiro, mas não tenha dúvidas que como bom ciclídeo será sempre territorial.
Alimentação: Ração em flocos ou granulada específica, complementada por alimentos vivos e patê.
Dimorfismo sexual: O macho é maior, com uma coloração muito mais intensa.
Aquário: A partir de 60 litros, densamente plantado, com troncos ou pedras formando esconderijos para se refugiarem.

Contribuído por Marcio Soares
Comentário

Este apistogramma é um peixe calmo, que gosta bastante de esconderijos (grutas, cocos, troncos). O aquário também deverá ser bem iluminado e com bastante vegetação. O ideal para aquários comunitários será só possuir um macho, pois pode se tornar agressivo para peixes idênticos ou de coloração idêntica, ou entao possuir um aquário com um casal. Eu tive um casal desta espécie de apistogramma durante umas temporadas. A sua alimentação era ração própria para ciclideos anões granulado e flocos. Três vezes por semana era lhes servido artêmias, dáfnias e larvas vermelhas, o que ajuda a realçar a sua coloração e incentiva a sua reprodução.

Contribuído por Gonçalo Ferreira

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L