Peixes Ornamentais em Aquário

Ambystoma mexicanum
Axolotl

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Axolotl - Ambystoma mexicanum

Fotos & Comentários

Ambystoma_mexicanum_1.jpg (28kb)
Fotografia: Ernie Hua

Nome: Ambystoma mexicanum
Comp AquapHTemp
Origem: Lagos Xochimilco & Chalco (México)
30 cm 80 L 7.4 17°C

Comentário

Nota do Editor: espécie criticamente ameaçada de extinção segundo a IUCN 2006. Comentário

Originários do México, são muito interessantes pela sua capacidade de regeneração. Gostam de água alcalina, nunca ácida. Ele é uma larva de salamandra que nunca cresce, fica sempre em neotenia, porém na Europa conseguiram fazê-lo crescer colocando Iodo na água. A maioria dos axolotls do comércio vem do Chile, que os exporta para o mundo todo.

Contribuído por Fábio W.
Comentário

Lindos animais, infelizmente sua comercialização é proibida (estão críticamente ameaçados de extinção), punível com pena de 3 a 7 anos de cadeia e multa. São muito adaptáveis e têm a capacidade de crescer a idade adulta quando a população alcança um nível muito baixo, existindo alimento suficiente. Uma pena a proibição, pois tenho certeza que seria uma aquisição muito bem vinda a muitos aquários.

Contribuído por Fabio Nomura
Comentário

Um axolotl adulto pode medir de 15 a 45 cm, embora o comprimento mais comum seja 23 cm e seja raro encontrar um espécimen com mais de 30 cm. Os axolotes possuem características típicas do estado larval das salamandras, incluindo brânquias externas e barbatanas caudais desde o final da cabeça, prolongando-se por toda a extensão da cauda. As cabeças são amplas e possuem olhos sem pálpebras. Os machos são identificáveis apenas na época de reprodução pela presença de cloacas muito mais pronunciadas e de aspecto redondo.

Contribuído por Miguel Bolota

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L