Peixes Ornamentais em Aquário

Altolamprologus calvus
Alto Calvus

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Alto Calvus - Altolamprologus calvus

Fotos & Comentários

Altolamprologus_calvus_1.jpg (22kb)
Fotografia: Aaron Alcantar

Nome: Altolamprologus calvus
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Tanganyika (África)
13 cm 150 L 8.0 26°C

Comentário

O Calvus, como é conhecido, é um ciclídeo belíssimo. Como a maioria dos ciclídeos do Tanganyika, são peixes calmos e pouco agressivos se comparados aos do Malawi. Ele é muito parecido com o Compressiceps. A diferença é que suas cores são mais fortes e seu corpo mais largo, na minha opinião é mais bonito. Tenho ele em uma aqua de 200 L, junto com 4 Leleupis (peixes de cardume), 4 Brichardis (também são peixes de cardume), 2 Ornatus e 1 Cylindricus. Vale lembrar que em um aquário com 200 L ou mais dá para por até mais de um Calvus pois de fato são bem tranquilos e não procuram briga com ninguém.

Contribuído por Cadu
Comentário

Adquiri um exemplar deste lindo peixe há dois meses. É um peixe que cresce lentamente, por isso aconselho a quem estiver montando um aquário, adquiri-lo primeiro que outros peixes. Normalmente outros ciclídeos crescem muito mais rápido que ele e isso pode vir a se tornar um problema, pois ele pode terminar virando presa fácil para os maiores. É um peixe muito pacífico mas é muito destemido também. Ele tem um comportamento curioso quando é atacado: ele não foge, arrepia a barbatana e vira de lado para seu oponente. Um dono de loja me disse que esse comportamento se deve ao fato dele ter escamas que formam uma espécie de proteção ao ser atacado, e por este motivo seu crescimento se torna lento também.

Ele não gosta de ficar nadando muito pelo aquário, fica mais tranquilo em frente a alguma toca que determina como sua e passa a defendê-la de outros peixes curiosos. Me lembra muito aquelas fuxiqueiras que ficam em frente às suas casas observando a vida alheia...(rsrsrs).

No geral, é um peixe maravilhoso, mas que se deve ter cuidado ao colocá-lo num aquário já montado, pelo motivo, que já falei anteriormente: cresce lentamente e pode virar presa se houver outros peixes maiores que ele, principalmente pelo fato que ele não costuma fugir de briga.

Contribuído por Raniere Barcos
Comentário

Peixe muito lindo, na minha opinião é o mais bonito do lago Tanganyika depois dos tropheus. Tenho um em meu aquário, é um peixe muito tímido e sossegado. Quase nunca sobe para comer, na maioria das vezes espera a ração cair, e adotou uma concha de caramujo para dormir, apesar de ser um morador de pedra. Vale a pena ter um.

Contribuído por Ramon Ribeiro

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L