Peixes Ornamentais em Aquário

Agamyxis pectinifrons
Peixe-Gato Rafael Pintado

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Peixe-Gato Rafael Pintado - Agamyxis pectinifrons

Fotos & Comentários

Agamyxis_pectinifrons_1.jpg (47kb)
Fotografia: Andy Isoft

Nome: Agamyxis pectinifrons
Comp AquapHTemp
Origem: Bacia Amazônica
15 cm 100 L 7.0 25°C

Comentário

Adquiri um há mais ou menos 4 meses, mas já fazia uns 3 meses que não o via no aquário. Pensei que ele tinha morrido. Mas uma noite me levantei, liguei a luz e olhei para o aquário, lá estava ele, parado com a barriga enorme. Quando percebeu minha presença, se encondeu num castelo que eu tenho. Nunca vi ele de dia, e nunca vi ele comer. Está num aquário comunitário de 230 L, com pH 7.0 e temperatura de 25°C, com Barbos, Melanotaenias, Papilocromis, Acáras, Platys, etc. Um peixe muito bonito apesar de não vê-lo quase nunca. Está com cerca de 10 cm, com pintas brancas lindas e grandes bigodes.

Contribuído por Mateus Capeletti
Comentário

Adquiri um há 7 anos atrás. Ele agora agora tem 8 cm. Há diferenças entre o macho e a fêmea. A fêmea tem 8 cm ou mais e é mais robusta do que o macho. O macho tem 6 cm e mais magro. O nome dele cá em portugal é peixe-gato-falador, por que quando ele está irritado, comprime as suas barbatanas peitorais num movimento rotativo, o som é amplificado pela sua bexiga natatoria, é um som parecido ao bater das asas de uma mosca. Eu lhe dou artemia ou pastilhas para botias e coridoras, antes de apagar as luzes. É de lembrar que este peixe consegue engolir presas do tamanho de neons, por isso deve-se metê-lo num aqua de peixes grandes ou das mesmas porporçoes.

Contribuído por Rui Ramalheira
Comentário

Aqui em minha cidade o nome dele é pocamon. Já tenho uma ha mais de 10 anos. Muito ativo à noite. muito resistente, come de tudo e é muito bonito.

Contribuído por Thiago Aguiar
Comentário

Montei um aquário só com peixes primitivos. Entre eles esse belíssimo peixe-gato, com aparência de fóssil vivo. Adquiri 3 exemplares, são peixes pacíficos e comilões. Tem sido fantástico observar que, apesar da aparência de peixe noturno, basta jogar um pouco de Tetra Color que eles vêm correndo se alimentar. Percebi que eles enxergam muito mal e se alimentam com ajuda dos barbilhões para localizar a comida. Os machos são menores que as fêmeas, geralmente mais magrelos também. Vale muito a pena adquirir, seja pela sua aparência cheio de espinhos ou pela sua índole pacífica.

Contribuído por Rui Othon

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L