Peixes Ornamentais em Aquário

Acanthicus adonis
Cascudo Adonis, Polka Dot Lyre Tail Pleco

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Cascudo Adonis - Acanthicus adonis

Fotos & Comentários

Acanthicus_adonis_1.jpg (33kb)
Fotografia: Ken

Nome: Acanthicus adonis
Comp AquapHTemp
Origem: Brasil (Rio Tocantins)
60 cm 250 L 7.0 25°C

Comentário

Belíssimo exemplar, ainda mais por causa da cauda em forma de lira. Muito ativo durante o dia, hábitos que outras espécies de cascudos dificilmente têm.

Contribuído por John Nakachima
Comentário

Tenho um cascudo deste em meu aqua de 100 L há quase um ano e quando o adiquiri ele tinha uns 5 cm, hoje já esta com mais de 10 cm. Ele sempre foi muito dócil com todos os outros peixes (colisas, barbos, libistes e borboletas), mas teve uma época que ele sempre nadava de costas, como se tentasse comer a ração da superfície; já faz um tempo que não o vejo fazendo mais isso.

Contribuído por Kátia Meine
Comentário

Esse é um dos maiores cascudos existentes, já pude observar exemplares de quase 1 metro de comprimento. Devido ao seu enorme tamanho, requer um aquário grande para que o animal se desenvolva bem - 500 litros no mínimo. São agressivos e territoriais com outros cascudos. Sempre que criar um cascudo coloque sempre muitos troncos, mas muitos mesmo, cascudos ficam raspando o tronco o dia inteiro, complemente a alimentação com ração a base de madeira, assim seus peixes terão uma longa vida. Ah, nunca se esqueça, temperatura nunca abaixo dos 24°C.

Contribuído por Rui Othon
Comentário

Na natureza esse cascudo chega a medir um metro de comprimento, em aquários dificilmente passa de 60 cm. É um cascudo muito lindo quando pequeno, mas quando fica adulto chega a assustar com o seu tamanho. Ele só tem essa cauda de lira e essas bolas brancas enquanto é jovem, depois fica totalmente negro e sem essa lira.

Contribuído por Daniel Genghis Khan

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L