Peixes Ornamentais em Aquário

Protomelas sp. 'Steveni Taiwan'
Ciclídeo Taiwan Reef

 A Era de Aquários > Peixes de Aquário > Ciclídeos Africanos > Ciclídeo Taiwan Reef - Protomelas sp. 'Steveni Taiwan'

Fotos & Comentários

Protomelas_Taiwan_Reef_1.jpg (24kb)
Fotografia: Jason L

Nome: Protomelas sp. 'Steveni Taiwan'
Comp AquapHTemp
Origem: Lago Malawi (África)
18 cm 300 L 8.1 26°C

Comentário

O Taiwan Reef, como é popularmente conhecido, é um ciclídeo um pouco difícil de se encontrar. Se assemelha muito ao comportamento dos peixes do gênero Aulanocara, porém essa espécie é estritamente herbívora. Os machos adultos adquirem uma cor azulada que vai desde a cabeça até quase a metade da nadadeira dorsal, sendo o resto do corpo listrado verticalmente com faixas escuras, contrastando com amarelo claro e a nadadeira anal avermelhada. As fêmeas permanecem com a coloração prateada mesmo após a fase adulta.

São pouco territoriais, adoram nadar livremente nas regiões mais abertas do aquário. Não gostam de ficar passeando entre as rochas como os demais ciclídeos. Dê preferência aos peixes menos agressivos para misturar com esse peixe. Procure não adquirir peixes com o mesmo padrão azulado de cores dos machos, porque ambos vão se agredir constantemente e isso não é nada bom para ambos os animais.

Alimento os meus com alga de comida oriental que é vendida em placas fininhas (nori), fácil de encontrar em supermercados, é um excelente alimento para ciclídeos vegetarianos porque contém spirulina. Confesso que em anos de aquarismo esse é o ciclídeo que eu mais gosto, seja pelo seu comportamento como também pela sua beleza. Recomendo a todos os amantes de CAs.

Contribuído por Rui Othon

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L