Peixes Ornamentais em Aquário

Zoanthus sp. (pulchellus?)
Green Sea Mat

 A Era de Aquários > Corais de Aquário > Green Sea Mat - Zoanthus sp.

Fotos & Comentários

Green Sea Mat - Zoanthus sp. (26kb)
Fotografia: Thiago Somera

Nome: Zoanthus sp. (pulchellus?)
Cuidado CorrenteIluminação
Origem: Indo-Pacífico
Fácil Média Forte

Comentário

Este coral, como toda a família dos Zoanthus, é muito resistente e pouco exigente quanto a qualidade da água e iluminação. Deve ser o primeiro coral a ser inserido em um novo aquário, sendo recomendado para os iniciantes no hobby pela sua beleza, resistência e preço acessível (entre 15 e 30 reais). Existem várias outras espécies com cores variadas: azul, marrom, vermelha e roxa. Ficam muito bonitos sob a luz actínica e formam um belo tapete. Geralmente são vendidas em colônias formadas sobre pequenas rochas, estas colônias devem ser colocadas no fundo do aquário sobre o substrato, já que este coral não exige forte iluminação (vão muito bem em aquários só com fluorescentes) e circulação.

Contribuído por Vicente Guimarães
Comentário

Este coral, além de ser muito bonito, é facilmente encontrado no litoral paulista. Em meu aquário tenho uma colônia que vem crescendo a cada dia. Atenção: você que pretende trazer do litoral este animal, só retire ele da natureza em pequenas colônias e com a certeza que ele chegará vivo ao seu aquário. Retire o coral com muito cuidado e coloque em um recipiente de isopor para manter a temperatura. OBS: não deixe muito tempo a água sem circulação, pois a água começa ficar com mau cheiro terrível. O período máximo de transporte é 6 horas. Muito importante: antes de introduzí-lo no aquário, dê-lhe um banho e água doce.

Contribuído por Fabricio Justiniano
Comentário

Sobre este coral, é ótimo mesmo para iniciantes e realmente muito bonito e fácil de lidar. Eu fiquei com ele durante 8 meses no aquário, mas por ser meu primeiro reef eu não soube como mantê-lo por mais tempo. Com ele veio junto uma poliqueta marrom, e ela se espalhou pelo aquário, se reproduzindo facilmente, uma beleza, mas por falta de trocas parciais corretas e falta da adicção de cálcio, elas viveram por um ano apenas.

Contribuído por Ricardo Bischoff

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L