Página de Entrada

Página Principal Montagens Pessoais Página do Tanque Forum de Discussões Mapa do Site Enviar e-mail

orange1.jpg (23kb)

O exótico Mexirica. (ABR 98) Mais Imagens

Nome: Etroplus maculatus var.
Comp pHGHTemp
Origem: India, Sri Lanka
10 cm 8.0 20 25oC

O Mexirica é uma variante artificial do ciclídeo selvagem Etroplus maculatus, da India, que é de cor pálida com listras e manchas negras (é o único ciclídeo asiático conhecido). Ele é originalmente de água salobra e aprecia a adição de um pouco de sal marinho à água.

Os meus 4 Mexiricas foram uma excelente adição a este aquário. Eles têm 6 a 8 cm de comprimento. À noite, quando eu desligo a luz da sala e deixo apenas a AquaGlo do aquário ligada, as suas cores laranja-neon ficam absolutamente incríveis contra o verde das plantas!

É a primeira vez que eu mantenho esta espécie, e estou ainda conhecendo os seus hábitos. Algumas coisas que eu já aprendi sobre o seu comportamento são: 1) Eles não parecem agressivos, embora o maior dê uma corrida nos outros de vez em quando, provavelmente só para assegurar o domínio. 2) Eles são meio tímidos e assustados, mas não a ponto de ficarem escondidos o tempo todo e baterem contra o vidro quando fogem. 3) Apesar de serem peixes de água salobra, eles se dão muito bem na água deste aquário. 4) Eles não são muito fãs de flocos, mas aceitam prontamente comida desidratada e viva. 5) Eles absolutamente adoram comer Vallisnerias!!! As Hygrophilas, Cabombas e outras plantas parecem ser deixadas em paz.

Para saber mais sobre a manutenção e criação de Mexiricas, veja esta página (em inglês).