Página de Entrada

Página Principal Montagens Pessoais Página do Tanque Forum de Discussões Mapa do Site Enviar e-mail

dempsey5.jpg (41kb)

O majestoso Dempsey Azul. (FEB 98) Mais Imagens

Nome: Nandopsis octofasciatus
Comp pHGHTemp
Origem: Guatemala, Belize, México
20 cm 7.0 10 27oC

Esta é uma bela variante colorida do Jack Dempsey original, que geralmente é marrom escuro com muitas pintas azul-metálicas. O Dempsey Azul juvenil é basicamente branco com manchas marrons e negras, e o lindo azul vai ficando mais forte à medida que o peixe cresce. A diferenciação sexual também fica mais fácil então...o macho desenvolve longas e pontudas barbatanas dorsal e anal, e também uma fina faixa vermelho escuro ao longo de toda a barbatana dorsal.

O meu casal tem cerca de 2 anos de idade. O macho tem atualmente uns 13 cm, e a fêmea uns 10 cm. Diferente da maioria dos Dempseys que eu ouço falar, estes dois são surpreendentemente calmos e se dão bastante bem com os companheiros do aquário. O macho ocasionalmente dá uma corrida em algum outro peixe (inclusive na fêmea), só pra lembrar a todos quem é o chefe. Mas ele nunca atacou ninguém fisicamente. Quando alguém invade a sua caverna favorita, ele abre bem a boca, fica parecendo bem ameaçador, mas então apenas "cutuca" o invasor para fora do seu território. Eles também tendem a ser bastante temperamentais: um dia eles vêem para a frente do aquário para me cumprimentar quando eu me aproximo, e no dia seguinte eles fogem para um abrigo quando eu faço exatamente o mesmo.

Quando eles eram jovens eles aceitavam qualquer tipo de comida que eu oferecia, mas hoje em dia eles se tornaram mais seletivos. Eles quase nunca aceitam flocos mais, prefirindo comer somente quando eu ofereço artêmias e tubifex vivos, ou alimentos desidratados. Eles também aceitam Tetra Bits, mas sem muito entusiasmo.

O comportamento de acasalamento dos dois é uma grande diversão! Eles se cutucam delicadamente, dançam, cavam, limpam locais para ninhos, e vários outros rituais interessantes. Uma típica posição de cortejo pode ser vista clicando em Mais acima. Outra que eu gosto é quando a fêmea flutua na vertical (cabeça para cima), enquanto o macho fica completamente parado ao lado dela. Eles já tentaram reproduzir algumas vezes, mas os ovos não eclodiram. Eu ainda estou tentando entender porque.