Página de Entrada

Página Principal Montagens Pessoais Forum de Discussões Mapa do Site Enviar e-mail

aq250_03.jpg (37kb)

Este é o aquário plantado de 250 L da Aquaricamp. (MAI 00) Mais Imagens

Dimensões(cm): 100x50x50
Tipo: Vidro com móvel de madeira.
Iluminação: 5x30 W fluorescente.
Filtragem: Penguin 170 + Whisper 2.
CO2: Injetor caseiro.

Temperatura: 24-30oC
pH: 7.0
Dureza: 6 dH
População: ~100 cm de peixes.
Plantas:
Atrás, esquerda para direita: Ceratopteris thalictroides, Echinodorus martii, Ceratophyllum demersum, Ludwigia arcuata, Hygrophila polysperma, Hygrophila corymbosa. Meio, esquerda para direita: Vesicularia dubyana, Rotala macrandra ´folha estreita´, Isoetes lacustris, Cardamine lyrata, Echinodorus bolivianus, Bolbitis heudelotii, Microsorum pteropus, Didiplis diandra, Echinodorus sp. ´ozelot´, Althernanthera rosaefolia, Cabomba caroliniana. Frente, esquerda para direita: Vesicularia dubyana, Samolus parviflorus, Anubias nana, Echinodorus tennellus, Cryptocoryne sp..

Habitantes
Uma variedade de peixes comunitários: Cardinais, Tetras, Ramirezis, Espadas, Platis, Tanictis, Bettas, Coridoras, Cascudos, etc. (em aquários de loja os peixes estão sempre indo e vindo).

A Aquaricamp é a loja mais próxima da minha casa atual. Eu conheço os donos há 10 anos, e eles sempre foram mais especializados em aquários marinhos e reefs. Mas ultimamente (e em parte pelas minhas constantes perturbações :-) eles tomaram gosto por água doce também e me convidaram a ajudá-los na divulgação deste ramo de aquários plantados, ainda muito pouco desenvolvido na nossa região. Com isso, nasceu em abril ´00 este belo aquário que com certeza é a melhor montagem que eu já fiz até agora. Também pudera, eles me deram "carta branca" para fazê-lo exatamente como eu gostaria, e eu pude colocar em prática toda a experiência acumulada nos últimos 4 anos, aprendendo com os meus próprios aquários plantados, com meus livros e com os colegas na rede.

As dimensões deste aquário são, para mim, ideais para um aquário plantado. Tem bastante espaço para fazer o arranjo elaborado de plantas (são mais de 20 espécies), não é muito alto (50 cm), e os 50 cm de largura são ótimos para criar um paisagismo com bastante senso de profundidade. A iluminação é composta de uma AquaGlo, uma Actínica, uma 10000K, e duas 6500K (todas de 30 W), o que dá um total de 150 W (0,6 W/L) bem distribuídos pelo aquário. O substrato tem 5 a 7 cm de laterita, coberta com 3 cm de cascalho de rio fino (1-3 mm). Ele foi ainda aditivado com Tetra Initial Sticks. A decoração é feita com 2 troncos grandes e 4 pequenos (nenhuma pedra), e as plantas foram dispostas de modo a criar uma região densamente plantada na parte traseira direita, lentamente passando a uma região escassamente plantada (apenas plantas baixas) na parte dianteira esquerda. Isso porque quem entra na loja vê o aquário em diagonal à sua esquerda, exatamente como mostra a foto acima. A maioria das plantas são mudas que eu tirei dos meus próprios aquários aqui em casa, e os "carpetes" de Musgo de Java e E. tennellus ainda estão se formando. A manutenção envolve principalmente a poda regular das plantas, que crescem em ritmo alucinado, troca da mistura de CO2 a cada 15 dias, e trocas semanais de 10% acompanhadas de fertilizante líquido ou sólido.

A partir deste acordo com a Aquaricamp, em troca da montagem e manutenção deste aquário eu passei a participar das montagens de aquários semelhantes que eles venderem, e também a oferecer serviço de manutenção regular para quem estiver interessado. Isso me dá a oportunidade de fazer novas montagens com o espaço e o dinheiro dos outros, já que eu não tenho mais espaço e dinheiro próprio para isso :-). Nos últimos meses já montei mais alguns aquários plantados interessantes, e eles irão aparecendo nesta seção à medida que forem fotografados. Quem for da região de Campinas e estiver interessado em montar um aquário plantado na sua casa ou no seu comércio, pode entrar em contato comigo ou com a Aquaricamp.