Página de Entrada

Página Principal Montagens Pessoais Forum de Discussões Mapa do Site Enviar e-mail

aq200_07.jpg (47kb)

Este é o meu aquário comunitário de 200 litros. (SET 98) Mais Imagens

Dimensões(cm): 100x40x50
Tipo: Vidro com móvel de madeira.
Iluminação: 3x30 W fluorescente.
Filtragem: AquaClear 300 + Betta 500.
CO2: Injetor caseiro.

Temperatura: 26-34oC
pH: 7.4
Dureza: 6 dH
População: ~100 cm de peixes.
Plantas:
Egeria densa, Cabomba caroliniana, Vallisneria spiralis, Hygrophila polysperma, Hygrophila sp., Nomaphila stricta, Sagittaria subulata, Eleocharis acicularis.

Habitantes
2 Dempseys Azuis (Nandopsis octofasciatus var., casal)
2 Frenatus Albinos (Epalzeorhynchus frenatus)
1 Labeo Bicolor (Epalzeorhynchus bicolor)
2 Bótias Palhaço (Botia macracantha)
4 Mexiricas (Etroplus maculatus var.)
1 Cascudo Pintado (Hypostomus punctatus)
1 Acari Pepita (Hypostomus sp.)

Antigos habitantes:
1 Labeo Frenatus (Epalzeorhynchus frenatus, mudado para o aquário de 300 litros)
3 Bala Sharks (Balantiocheilus melanopterus, mudados para o aquário de 300 litros)
3 Bettas (Betta splendens var., 1 macho & 2 fêmeas, falecidos)
4 Cruzeiros (Hemiodopsis fowleri, falecidos)

Este é o meu aquário favorito. Ele tem uns 12 anos, começou como água doce, depois virou marinho, e agora é de água doce novamente. Ele já se mudou para 4 casas diferentes comigo, e agora está na minha sala, bem ao lado do meu computador. A maioria dos peixes e plantas aqui são da Ásia, mas tem alguns também da América do Sul e Central. A montagem atual requer bem pouca manutenção. Ela basicamente envolve a remoção de folhas soltas, troca de 20% da água toda semana e a poda das plantas todo mês. As plantas resistentes usadas aqui crescem devagar, mas estão bem saudáveis, provando que não é preciso ter equipamento sofisticado e caro para manter um bonito aquário plantado.

Durante o primeiro ano e meio, este aquário tinha filtro biológico de fundo (FBF) para filtragem e as plantas estavam crescendo bem sem nenhum tipo de atenção especial. Mas depois disso começaram a mostrar sinais de enfraquecimento, então e passei a acrescentar 2 ml de SeaChem Flourish após as trocas d'água semanais. Eu também passei a colocar 10 ml de uma solução caseira de Carbonato de Potássio (10% K2CO3) uma ou duas vezes por semana. Isso ajuda a manter o pH levemente alcalino (ideal para a maioria dos peixes aqui), aumenta a Dureza Carbônica (KH), e o potássio é bom para as plantas.

Alguns meses depois eu comecei a fazer mudanças mais significativas nesta montagem. Eu comecei a experimentar com o meu primeiro injetor caseiro de CO2, e depois de um tempo desativei o FBF, trocando o antigo AquaClear 200 por um 300. Eu também fiz algumas mudanças na população de peixes até chegar ao conjunto listado acima.