Página de Entrada

Página Principal Montagens Pessoais Forum de Discussões Mapa do Site Enviar e-mail

aq055_04.jpg (48kb)

Este é o meu aquário amazônico de 55 litros. (JAN 99) Mais Imagens

Dimensões(cm): 54x30x33
Tipo: Vidro com moldura de aço inox.
Iluminação: 2x15 W fluorescente.
Filtragem: Millennium 1000 + Penguin Bio-Wheel Mini.
Temperatura: 26-32oC
pH: 6.8
Dureza: 5 dH
População: ~55 cm de peixes.

Plantas:
Cabomba caroliniana, Egeria densa, Samolus parviflorus, Sagittaria subulata, Eleocharis acicularis, Nomaphila stricta, Hygrophila difformis, Microsorum pteropus, Ceratopteris cornuta, Anubias barteri var. nana, Althernanthera reinecki

Habitantes:
6 Rodóstomos (Hemigrammus rhodostomus)
2 Matogrossos (Hyphessobrycon callistus)
2 Tetras Pretos (Gymnocorymbus ternetzi)
2 Tetras Black Phantom (Megalamphodus megalopterus)
2 Tetras Buenos Aires (Hemigrammus caudovittatus)
2 Tetras Silver-Tipped (Hasemania nana)
2 Aspidoras (Aspidoras pauciradiatus)
1 Acari Picota (Baryancistrus sp.)

Antigos Habitantes:
6 Ramirezis (Papiliochromis ramirezi, falecidos)

Este tanque com moldura de aço tem mais de 20 anos. Eu havia reativado-o em outubro '97 como um tanque para filhotes, quando a minha Dempsey fêmea pôs ovos, mas estes não eclodiram. Então eu decidi ajustar o tanque para água amazônica e manter alguns peixes pequenos e tímidos que eu sempre quis (6 Ramirezis e 8 Rodóstomos). Os resistentes Matogrossos foram incluídos para ciclar o tanque e também para servir de estímulo para que os outros ficassem mais confiantes. Funcionou bem, as três espécies se uniram e se comportaram quase como uma só.

Cerca de 6 meses depois eu decidi refazer a paisagem completamente, já que havia muitas pedras desnecessárias tomando espaço e eu queria colocar mais plantas. Foi o primeiro paisagismo que eu fiz depois de ler os livros do Takashi Amano, e eu incorporei algumas das suas idéias aqui, mas ainda mantendo uma montagem simples e de baixo custo. A nova paisagem ficou ótima, mas infelizmente os sensíveis Ramirezis e dois dos Rodóstomos não sobreviveram ao stress de todas as mudanças. Depois disso eu comecei a acrescentar alguns casais de outras espécies de tetras, até que ao fim de '98 eu estava com uma boa coleção. Este aquário fica bem ao lado da minha cama e eu gosto de ficar vendo-o toda noite antes de dormir.