Peixes Ornamentais em Aquário

Ecology of the Planted Aquarium

 A Era de Aquários > Livros de Aquário

Críticas
Clique para Encomendar!

Autor: Diana L. Walstad
Editora: Echinodorus Publishing (1999)
Formato: Capa Dura.
Páginas: (?)
Comentário

Este é um livro voltado ao aquarista avançado. De conteúdo puramente técnico, centrado na bioquímica dos aquários plantados, num inglês carregado de termos técnicos. Ao meu ver um dos melhores livros sobre aquários plantados...

Contribuído por Alex Kawazaki
Comentário

Na minha opinião este é o melhor e mais sério livro sobre aquários plantados. Escrito de forma científica, mas com um linguagem simples e acessível, o livro apresenta uma compilação bastante completa e abrangente de textos técnicos e artigos ciêntíficos, que ampliam a nossa compreensão sobre a ecologia dos aqúarios plantados e possibilitam uma gestão mais natural (e melhor no meu ponto de vista!) dos mesmos. A autora, consultora técnica da AGA (Aquatic Gardeners Association), acumulou por mais de 5 anos as perguntas e respostas (Q&A) postadas na lista da AGA e incluiu as mais relevantes no texto do livro. No processo de elaboração, as teorias da autora foram moldadas e remodeladas por idéias, críticas e comentários dos mais renomados cientistas, professores e especialistas das áreas de botânica, ecologia, biologia e aquacultura.

O livro é estruturado em capítulos, apresentando os seguintes temas:

  1. Introdução: descreve o propósito e a organização do livro, assim como as características de um aquário saudável.
  2. Plantas como purificadores da água: toxicidade de diversos contaminates da água e como as plantas interagem com os mesmos, purificando a água.
  3. Alelopatia: interações químicas entre os organismos e como estas interações podem afetar o aquário.
  4. Bactérias: classificação de diversos processos bacteriológicos e seus impactos positivos e negativos nos aquários.
  5. Fontes de nutrientes para as plantas: compara as 3 fontes potenciais de nutrientes para as plantas no aquário: rações de peixe, água e substrato.
  6. Carbono: Explica termos como alcalinidade, tamponamento da água e descreve o carbono como nutriente e as estratégias que as plantas usam para obtê-lo.
  7. Nutrição e ecologia das plantas: descreve os fundamentos da nutrição das plantas aquáticas e como o habitat de origem influencia na nutrição das mesmas.
  8. Substratos: descreve a natureza dos solos e como eles podem ser utilizados em aquários de forma efetiva.
  9. A vantagem aérea: descreve como promover o crescimento aéreo das plantas para otimizar o ecossistema do aquário.
  10. Controle de algas: Avalia os métodos de controle normalmente utilizados e discute fatores adicionais que o aquarista pode utilizar, mantendo o tanque saudável e sem algas.
  11. Como montar e manter um aquário: Aborda uma forma prática, natural e de baixo custo, apresentando um guia para iluminação, substratos, filtragem, etc, que o aquarista pode utilizar.

Apesar de ser um verdadeiro Tratado sobre o assunto, não apresenta fotos, ilustrações ou informações técnicas de diferentes espécies de plantas e peixes. Portanto, não é um livro para aqueles que desejam identificar ou obter informações "rápidas" sobre determinada espécie. Possuo o livro há dois anos, já o lí duas vezes. As informações foram bastante úteis para a manutenção prática do meu aquário comunitário plantado que vai indo muito bem e não sofre nenhuma "baixa" desde 2000!

Contribuído por Carlos Eduardo Araujo

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L