Peixes Ornamentais em Aquário

A Fishkeeper's Guide to Aquarium Plants

 A Era de Aquários > Livros de Aquário

Críticas
Clique para Encomendar!

Autor: Bernd Brunner
Editora: Princeton Architectural Press (2005)
Formato: Capa Dura
Páginas: 144
Comentário

O aquário foi inventado há 150 anos atrás. Ciência natural inquisitiva, mania de colecionar e um desejo pelo oceano combinados com inovações técnicas da Era Vitoriana criaram esse aparato peculiar. Ao mesmo tempo que os cientistas estavam começando a explorar o mundo submarino devido às novas possibilidades técnicas acessíveis a eles, o aquário saiu dos laboratórios dos cientistas e foi para as casa das pessoas. Inicialmente ocorreu na Grã Bretanha mas pouco depois na Alemanha e nos Estados Unidos.

Da mesma maneira que jardins zoológicos haviam trazido fauna para as cidades várias décadas antes e as estufas dos jardins botânicos haviam se tornado lar de flora tropical por entre a qual amantes da natureza e do lazer podiam passear como um compêndio ao vivo, o aquário minimizou o mundo submarino para uma forma “transparente” através da qual podia-se caminhar e descobrir visualmente – uma aventura oceânica dentro de suas próprias quatro paredes. Posicionado em frente a uma janela ou como uma pintura na parede, ele exibia quadros móveis cheios de aventura e exotismo, apresentando ”os segredos do mar profundo“. Estes ”tableaux vivants“, como Arthur Mangin os descreveu, com seus habitantes como anêmonas marinhas e hermitões vivendo em simbiose, ofereciam cenas pitorescas e raras que provocavam analogias incertas para a vida das pessoas.

Os extensos aquários públicos nas Grandes Exibições mudaram o ”oceano em casa“ de ser uma experiência individual para ser uma coletiva. Isto atingiu seu auge em 1867 em Paris, em uma sala oticamente impressionante que era toda cercada de vidro – as “maravilhas do oceano“ acima das cabeças dos visitantes estonteados, similar aos modernos oceanários atuais, a radicalização do aquário no século 21.

Como foi que esta idéia fascinante de simular o mundo exótico do oceano em um pequeno aquário, para observá-lo com admiração e acompanhá-lo meticulosamente, originou-se? E como pode a resposta tão repentina e entusiástica a esta idéia ser explicada? Estas são algumas das questões que eu abordo neste novo livro.

Tradução do comentário enviado pessoalmente por Bernd Brunner (autor)

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!

                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L