Arquivário 2006 Acervo de Tópicos de 2005/2006 |
|
| Autor |
Mensagem |
Juliana Bug Moderadores

|
Enviada: 30.12.2006(Sab)15:52 Assunto: Carpas com íctio em 20.000 litros |
|
|
Olás!
Bem, me meti numa enrascada e agora preciso de uma ajuda. Ontem recebi a maravilhosa missão de curar o lago do shopping onde trabalho, e agora preciso dar um jeito nessa situação. O duro é que não tenho experiência nenhuma com laguismo!!
Bem, o lago acabou de ser populado com pelo menos 15 carpas, e há claros sinais de que estão com íctio. Vários peixes estão se coçando, e algumas carpas inclusive já morreram.
O problema é como tratar este lago, que tem cerca de 20mil litros, com reposição diária de 200litros. Minha idéia inicial era utilizar 5g sal/litro, mas tenho minhas dúvidas de que este realmente seja um tratamento eficaz.
Quais as outras sugestões? Há remédios específicos para lagos?
Preciso de uma luz!!!
Abraços,
Juliana _________________
 |
|
|
 |
Marcelo Cid Membros
|
Enviada: 31.12.2006(Dom)11:09 Assunto: |
|
|
Olá Juliana,
O tratamento mais eficaz que eu conheço para ictio é a elevação da temperatura por alguns dias. Mas como você deve ter pensado, elevar a temperatura de 20.000 litros d´água não vai ser tarefa fácil (nem barata).
Eu no seu lugar pensaria na possibilidade de tratar os peixes infectados em um ambiente menor, mais controlado e mais fácil de elevar a temperatura.
Cuidado com o sal, apesar de muito eficiente contra o ictio, existem espécies que não toleram sal, o cascudo é uma delas. Não sei te dizer quanto à carpas x sal, pois sou novato em lagos e estou aprendendo sobre elas agora.
Uma outra sugestão que eu te dou é a instalação de um filtro ultra-violeta no lago. Esses filtros tem a capacidade não somente de matar algas, mas também esterelizam, eliminando bactérias, vírus e outros seres vivos indesejáveis que ficam em suspensão no laguinho. Creio que para essas dimensões de lago, um UV de 30 watts aliado à uma boa bomba, já eliminaria grande parte dos organismos vivos daninhos do ambiente. Eu instalei o filtro UV com o objetivo inicial de eliminar a água verde. E consegui resolver o problema, agora deixo o filtro ligado somente poucas horas durante o dia, como preventivo e com um segundo objetivo de eliminar possíveis parasitas portadores de "alguma coisa" rs rs rs.
Provavelmente os colegas laguistas vão dar boas sugestões para recuperar o laguinho, ops... quero dizer... o "lagão".
É um tópico bem interessante, pois é o primeiro relato que eu leio de íctio em lagos. Por favor, mantenha-nos informados sobre o andamento do processo de cura.
Boa sorte !
Marcelo Cid _________________ Meu aqua e meu lago estão aqui => http://www.peixemania.no-ip.org
Agora com GuestBook  |
|
|
 |
|
|
|
| |
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído.
|
|
|