Peixes Ornamentais em Aquário

Este repositório é para consulta apenas. Novas discussões ocorrem no nosso Forum de Aquarismo atual.

Arquivário 2006
Acervo de Tópicos de 2005/2006

ChatChat  AjudaAjuda   Pesquisar ForumPesquisar Forum   MembrosMembros   GruposGrupos 
 PerfilPerfil   Ver Suas Mensagens ParticularesVer Suas Mensagens Particulares   LogarLogar   RegistrarRegistrar 
Carpas com íctio em 20.000 litros
 Índice do Forum > Doenças e Desastres  Pesquisar Forum
Autor Mensagem
Juliana Bug
Moderadores

MensagemEnviada: 30.12.2006(Sab)15:52    Assunto: Carpas com íctio em 20.000 litros Responder com Citação

Olás!

Bem, me meti numa enrascada e agora preciso de uma ajuda. Ontem recebi a maravilhosa missão de curar o lago do shopping onde trabalho, e agora preciso dar um jeito nessa situação. O duro é que não tenho experiência nenhuma com laguismo!!

Bem, o lago acabou de ser populado com pelo menos 15 carpas, e há claros sinais de que estão com íctio. Vários peixes estão se coçando, e algumas carpas inclusive já morreram.

O problema é como tratar este lago, que tem cerca de 20mil litros, com reposição diária de 200litros. Minha idéia inicial era utilizar 5g sal/litro, mas tenho minhas dúvidas de que este realmente seja um tratamento eficaz.

Quais as outras sugestões? Há remédios específicos para lagos?

Preciso de uma luz!!!

Abraços,
Juliana
Membros

MensagemEnviada: 31.12.2006(Dom)11:09    Assunto: Responder com Citação

Olá Juliana,

O tratamento mais eficaz que eu conheço para ictio é a elevação da temperatura por alguns dias. Mas como você deve ter pensado, elevar a temperatura de 20.000 litros d´água não vai ser tarefa fácil (nem barata).

Eu no seu lugar pensaria na possibilidade de tratar os peixes infectados em um ambiente menor, mais controlado e mais fácil de elevar a temperatura.

Cuidado com o sal, apesar de muito eficiente contra o ictio, existem espécies que não toleram sal, o cascudo é uma delas. Não sei te dizer quanto à carpas x sal, pois sou novato em lagos e estou aprendendo sobre elas agora.

Uma outra sugestão que eu te dou é a instalação de um filtro ultra-violeta no lago. Esses filtros tem a capacidade não somente de matar algas, mas também esterelizam, eliminando bactérias, vírus e outros seres vivos indesejáveis que ficam em suspensão no laguinho. Creio que para essas dimensões de lago, um UV de 30 watts aliado à uma boa bomba, já eliminaria grande parte dos organismos vivos daninhos do ambiente. Eu instalei o filtro UV com o objetivo inicial de eliminar a água verde. E consegui resolver o problema, agora deixo o filtro ligado somente poucas horas durante o dia, como preventivo e com um segundo objetivo de eliminar possíveis parasitas portadores de "alguma coisa" rs rs rs.

Provavelmente os colegas laguistas vão dar boas sugestões para recuperar o laguinho, ops... quero dizer... o "lagão". Laughing

É um tópico bem interessante, pois é o primeiro relato que eu leio de íctio em lagos. Por favor, mantenha-nos informados sobre o andamento do processo de cura.

Boa sorte !

Marcelo Cid
Ver o perfil de Usuários Enviar Mensagem Particular Enviar Email Visitar a homepage do Usuário MSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:   
 Índice do Forum > Doenças e Desastres Todos os horários são GMT - 3 Horas Pesquisar Forum
Ir para:  
  Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.