Arquivário 2006 Acervo de Tópicos de 2005/2006 |
|
| Autor |
Mensagem |
danylof Novos Membros

|
Enviada: 29.11.2006(Qua)14:27 Assunto: |
|
|
Gente! Estou abismado com a capacidade de ler na diagonal, parafrasenado nosso colega Hugo. Vou tentar clococar da forma mais clara possível. Só não dá para explicar com marionetes pois estamos em uma conversa textual. Eu estava tentando resumir para evitar textos muito longos e tornar este tópico, que já está longo, em lago mais rápido e objetivo mas já que o pessoal lê na diagonal vou explicar tudo tintin or tintin, até onde eu tiver paciência (que já está esgotando).
1-Pega-se um recipiente transparente com volume 2 Lts.
2-Enche-se este recipiente com água do aquário.
3-Coloca-se um peixe dentro do pote.
4-Ao notar que existem fezes de peixe no fundo deste pote retira-se o "maltratado" animal(peixe) do Pote. Isso leva algumas horas, infelizmente para os que querem ser doutores em piscicultura não medi o tal tempo. Não causa mais estrasse no peixe do que quando ele foi colocado em um saquinho até chegar em minha casa, ou na de qualquer um de vocês. Também não recolhi as fezes e pesei-as. Quero lembrar que eu tenho apenas um aquário em casa não um laboratório de Bioquímica totalmente equipado.
| Citação: | | Que composição teriam essas fezes? |
Desculpa mas que composição tem quaisquer fezes de peixe??? Vamos manter as coisas factíveis, um biólogo!
Como eu disse antes estamos discutindo princípios e fazendo observações. Estou tentando resumir os posts.
continua.... _________________ Eita!!!
http://pets.webshots.com/album/555677107orhaxp |
|
|
 |
aires_becker Regulares

|
Enviada: 29.11.2006(Qua)15:57 Assunto: |
|
|
Só para concluir.
Aquário sem filtro considero possível desde que mantidos com métodos outros, como trocas de água, sistemas semi-abertos, etc.
Agora aquário sem oxigenador é outra coisa, pode não ter filtro mas precisa ter oxigenação, pois caso contrário o risco de sufocação dos peixes é grande, pois o consumo e a presença de oxigênio varia de acordo com vários fatores fisicos, químicos e biológicos, como temperatura, consumo dos micróbios, etc.
Aquários sem oxigenação são possíveis só para peixes de respiração atmosférica, como os anabatídeos.
Para alevinos é tolerável a falta de oxigenador, mas não recomendável, pois o consumo de oxigênio deles é menor, acontece que o maior consumo de oxigênio nos aquários não é da respiração dos peixes, mas sim dos micróbios que processam os detritos, portanto o oxigênio é essencial para o equilíbrio bioquímico do aquário.
Abraços.
Aires |
|
|
 |
ivonecchi Membros
|
Enviada: 29.11.2006(Qua)17:03 Assunto: |
|
|
Ôpa! Agora sim!
Vamos tentar manter esta linha... Acho que a discussão construtiva é sempre bem-vinda.
Aires, será que em um aquário com poucos peixes não é possível manter uma não-aeração? Pois ocorre a troca gasosa com o ar e, com uma subpopulação, pode-se chegar ao equilíbrio. Além disso, temos as plantas, que trocam o CO2 dissolvido por O2 durante o foto-período.
Sobre os alevinos, se eles se dão bem por serem pequenos (consumindo menos O2), pode ser que em um aquário subpopulado também dê certo. Quanto à biologia, creio que se o aquário for mantido com os mesmos parâmetros de O2 dissolvido por bastante tempo, os "consumidores de O2" não poderão se desenvolver a ponto de consumí-lo todo, chegando a um certo equilíbrio.
Gostaria de ter em mãos dados concretos sobre a não-aeração, mas não encontrei nada a respeito.
Lembrando sempre que não quero abrir mão de podas, sifonamento e TPAs.
[]'s |
|
|
 |
aires_becker Regulares

|
Enviada: 30.11.2006(Qui)10:25 Assunto: |
|
|
Tenho lido sobre este tema.
Tenho três observações que considero conclusivas:
1) Sobre a troca direta com o ar na água parada: se formos observar, a aeração é responsável por romper uma barreira que se forma na superfície da água, a água tem uma tensão superficial forte, o que possibilita por exemplo que insetos caminhem sobre ela sem afundar, se deixarmos um aquário sem movimentação da superfície, esta tensão superficial se relaciona com outros elementos, desde precipitações de minerais, gorduras, colônias de microrganismos, algas microscópicas, e mesmo plantas de superfície, o que pode formar uma densa película que bloqueia a troca de ar.
Quem nunca observou a superfície da água parada com acúmulo de bolhas de não estoram e ficam retidas abaixo deste fina membrana de tensão superficial?
Qum nunca observou o acúmulo de uma nata na superfície do aquário quando a água fica estagnada?
É fácil de ver quando se olha por baixo, ou de lado!
O efeito da movimentação da superfície é romper esta membrana e proporcionar a condição de troca gasosa com o ar.
A condição pretendida, de água parada com superfície sem movimento não existe na natureza, pois nos lagos o vento exerce importante papel na oxigenação, inclusive formando ondas. Portanto se você não quer colocar um oxigenador dentro do aquário coloque um ventilador sobre ele!!!
Nota-se também que muitos dos peixes de aquário tem origem em rios, que podem ser altamente oxigenados.
2) Sobre a produção de oxigênio pela plantas do aquário: em condições gerais é insuficiente para o equilíbrio pretendido, pois no sistema há ingresso de carbohidratos na alimentação dos peixes e este material orgânico tem que ser consumido e decomposto com consumo de oxigênio, além deste consumo há ainda o consumo de oxigênio das plantas que respiram sem fazer fotossíntese a noite.
A única possibilidade de sucesso é ter um aquário tecnificado altamente direcionado para a produção de oxigênio com uma fauna mínima, mas realmente mínima, considero como residual, um ou dois peixinhos num aquário plantado grande.
Pois para que esta equação seja possível, por exemplo em equilíbrio maior, o volume de matéria retirado nas podas deve ser maior que a quantidade de alimentos adicionada ao aquário.
Além disto o monitoramento e o risco que apresenta não comporta esta montagem, principalmente pela falta de um objetivo maior.
3) Sobre o equilíbrio da biologia:
| ivonecchi escreveu: | | Quanto à biologia, creio que se o aquário for mantido com os mesmos parâmetros de O2 dissolvido por bastante tempo, os "consumidores de O2" não poderão se desenvolver a ponto de consumí-lo todo, chegando a um certo equilíbrio. |
Considerando como cosumidor de O2 toda a biota do aquário, temos três fatores: o volume de peixes é razoavelmente constante e o consumo de O2 deles também é constante, o volume de plantas varia com as podas e o consumo e a produção de O2 variam também muito, de acordo com várias condições de fertilidade, CO2, luz, etc, que incidem sobre a fotossíntes, já o principal é que os microrganismos são consumidores preferenciais do O2 e estes variam intensamente em termos de atividade biológica, portanto sempre que se fala em equilíbrio biológico trata-se de equilíbrio dinâmico, onde as variações dos diferentes fatores se ajustam mutuamente, no caso este ajuste sem oxigênio certamente iria passar por uma fase de colapso aeróbico e extinção de peixes.
Há literatura que fala sobre o consumo de oxigênio em ambientes naturais de águas paradas, como limitante para o desenvolvimento dos peixes, principalmente pela manhã, pela falta de fotossíntese a noite.
Não é a toa que a evolução dos peixes dotou algumas espécies com adaptações para a respiração aérea como os anabatídeos.
Portanto se quizerem aquários sem oxigenador usem anabatídeos.
Além disto não vejo qualquer proveito nesta linha de evolução de pouca lotação, pois é melhor poder ter mais peixes e uma ambiente mais saudável.
http://www.snatural.com.br/Aeracao.htm
http://www.snatural.com.br/Lagos.htm
Abraço.
Aires |
|
|
 |
ivonecchi Membros
|
Enviada: 30.11.2006(Qui)12:07 Assunto: |
|
|
Aires:
Os textos são muito interessantes. Me motivou a colocar uma bomba submersa pequena no aquário de alevinos. As partículas em suspensão também já estavam me irritando, vou ligá-la a um pequeno tubo de FBF com perlon dentro para filtragem mecânica. Como este aquário em que estão os alevinos pertence a um betta, vou montar um outro aquário maior que está parado e levar com eles a bomba.
Tens razão quanto aos lagos. Realmente existe movimentação da água.
Notícias de minhas beteiras: as algas marrons praticamente desapareceram. Talvez seja pela diminuição dos nutrientes na coluna d'água. Fiz TPAs massivas enquanto durou a infestação e sifonamento das danadas. Elas crescem agora rasteiras sobre o cascalho, mas sem incomodar.
Green Spots: Elas não progrediram mais. Estão somente nas folhas velhas e não vejo nenhum ponto nas folhas mais novas.
Este perfil de baixa manutenção (e low-tech) acho que vou adotar neste novo aquário. Vou montá-lo segundo o texto do Max Wagner, com cascalho médio e alguns caramujos. Não vou colocar húmus e utilizar 0,5W/Litro. Espero que consiga fazer ainda este ano, pois estou sem muito tempo.
Se alguém tiver alguma idéia para a montagem, será bem vinda.
[]'s
Ivo |
|
|
 |
aires_becker Regulares

|
Enviada: 30.11.2006(Qui)22:59 Assunto: |
|
|
Hoje fui falar com um aquarista aqui da cidade que tem uma loja de marinhos e falei para ele do teste da Alcon de amônia que deu resultado entre 0,50 e 0,75 para a água da torneira.
Ele me disse que é assim mesmo que posso fazer o teste com material de qualquer marca, que a água é cheia de amônia mesmo, que a companhia pública não recebe investimentos a décadas, o Estado está quebrado e a água do estuário Guaíba está completamente poluída.
Ele me disse para as montagens de marinho que ele faz tem que colocar caixa de reposição e a água precisa ser tratada com químicos para combater a amônia por vários dias na caixa de reposição antes de passar para o aquário principal.
Concluo que a minha prática de evitar trocas de água desnecessárias está de acordo com esta situação evitando colocar amônia no aquário.
Outra coisa, além de amônia a água é cheia de metais pesados, esporos de algas, nitrato e fosfato.
Então vou seguir fazendo trocas de água não como rotina, mas somente como manejo estratégico.
Mas não é nenhuma religião, dois dias atrás fiz uma poda pesada, tpa de 50% e vou encomendar um Flowerish Seachem.
Abraços a todos.
Aires |
|
|
 |
joaomedina Regulares

|
Enviada: 30.11.2006(Qui)23:29 Assunto: |
|
|
Caro colega Ayres,
Sendo você uma pessoa com tanta participação no aquarismo, creio que já tenhas intimidade suficiente para conhecer alguns termos que nos são muito úteis quando lidamos com elementos químicos. Um deles se chama "falso positivo".
O teste da alcon, pelo seu custo inferior, é contituido por químicos de baixo custo, originando grandes chances de reação com outros elementos que não a amônia propriamente dita.
Caso, não saibas, o Rio Grande do Sul tem umas das melhores aguas do Brasil, para consumo, sendo isenta de amônia na sua origem, claro que nada impede que ela seja contaminada com este elementos em outro pontos de passagem.
Mas, volta ao alvo do tópico, hoje não se usa mais o cloro no tratamento de nossa água, e sim um composto químico denominado CLORAMIDA, que por mais que você insista, não é amonia, mas gera ERRO no teste da alcon, assim como o EDTA que compõe o nosso tão querido AquaSafe.
Tendo em vista a pouca pesquisa que realizei para escrever esta breve resposta, posso afirmar que este lojista está deveras desatualizado.
Att.
Medina _________________ Dia 25-06-2005, o dia em que meu beijador faleceu, aos 16 anos de idade.... |
|
|
 |
aires_becker Regulares

|
Enviada: 30.11.2006(Qui)23:41 Assunto: |
|
|
Caro Medina.
Qual é um bom teste em relação custo benefício?
Obrigado.
Aires |
|
|
 |
danylof Novos Membros

|
Enviada: 05.12.2006(Ter)21:17 Assunto: |
|
|
Depois de quase um mês estamos assim eu e o "pote".
Clique nas fotos para ampliar.
***Não há peixes dentro do pote, é claro***
Vêem-se muitas algas como era de se esperar.
Em outro ponto de vista: muitas algas.
Por enquanto só apareceram algas verdes.
Essa eu não entendi. O pH subiu, não tenho como medir exatamente para quanto, só sei que saiu da escala do meu teste que vai até 7.5. Teoricamente a decomposição do material orgânico deveria baixar o pH correto?
Como era esperado a Amonia subiu para 0,75. Nesse pH nenhum peixe sobreviveria nessa água.
Lembrando que nesse "pote" não há nenhum tipo de filtragem, nem aeração, tampouco plantas para degradar/absorver NH3. Só o que existe é a decomposição natural, bacteriana, sem colônias e a absosrção de nutrientes pelas micro algas.
Essa é a água do aqua. Na foto não dá para ver bem mas está entre 7.1 e 7.2. (população platis e espadas).
Devo lembrar que não houve NENHUMA variação desde a última medição que faz cerca de 15 dias.
Para isso penso que está interferindo o fato de eu ter uma concha marítma como parte da decoração o que deve estar contrapondo a acidificação natural. Tive sorte de chegar a este equilíbrio em que a concha não alcaliniza a água por demais.
Meus orgulhos. Um teste da alcon que marca zero e a amonia do aqua em zero. (esse é o mesmo teste que deu 0.75 na água do "pote" o que prova que ele tem sensibilidade e acusaria se houvesse amônia).
Creio que estes resultados podem ajudar no andamento da discussão, inclusive em relação a confiabilidade dos testes da alcon, agora que já está comprado sugiro que se teste com água mineral e se marcar zero você teve a mesma sorte que eu de pegar um lote bom e não precisa comprar um novo afinal, o nome do tópico é baixo custo. Agora se você vai comprar um novo, evite o da alcon, pois dizem que ele não é confiável. (particularmente nunca tive um lote ruim estou confiando na opinião de colegas de fórum). _________________ Eita!!!
http://pets.webshots.com/album/555677107orhaxp |
|
|
 |
|
|
|
| |
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído.
|
|
|