Arquivário 2004 Acervo de Tópicos de 2003/2004 |
|
| Exibir mensagem anterior :: Exibir próxima mensagem |
| Autor |
Mensagem |
Carlos Rohrbacher Destaques

|
Enviada: 18.05.2005(Qua)1:47 Assunto: Dentro do Rio Bruacas - SC - Brasil |
|
|
Olá a todos!!!
Seguem abaixo algumas fotos da minha visita a um rio serrano (ia falar pequeno, mas é um dos maiores daqui...), o qual desconheço o nome, está situado a uns 40 Km de casa.
01 - Dia frio e chuvoso, mas como a outra opção era ver TV... belo domingo para passear .
02 - Estradinha de terra e floresta com neblina, aí eu ainda estava com receio de me molhar .
03 - Cena bucólica: tributário do rio para onde eu iria.
04 - Finalmente cheguei, é interessante notar que após sete horas de chuva (desde que acordei, pelo menos) a água não está barrenta, sinal que as margens estão em bom estado, não permitindo a entrada de terra no rio.
05 - Esse foi o único cascudo capturado devido ao frio e à chuva além do material pouco adequado à captura, sem falar na incrível agilidade desses peixes. O peixe foi o motivo da visita, mas também plantei algumas mudas de bromélias nas pedras e árvores. Bom, mas essa é uma história longa, fica p/ a próxima.
06 - Micranthemun umbrosun crescendo na pedra, tá ali no canto esquerdo superior (mais difícil que achar o Wally ).
07 - Por falar em pedra, planta desconhecida que só se encontrava bem no meio do rio. Local onde se desvia da pedra lisa e pisa na do lado, a extremamente lisa, e aí lá vou eu achar uma toalha e outra roupa seca .
08 - Ampliada, para mostrar detalhes, alguém conhece?
09 - Na outra vez levo uma plaqueta: Não pise na Heteranthera.
10 - A maior parte das fotos não ficou como eu gostaria, mas essa virou “pano de fundo” do meu PC.
Fim da primeira parte  _________________ Good girls go to haven (bad girls go everywhere).
Editado pela última vez por Carlos Rohrbacher em 18.05.2005(Qua)1:59, num total de 1 vez |
|
|
 |
Carlos Rohrbacher Destaques

|
Enviada: 18.05.2005(Qua)1:49 Assunto: |
|
|
Depois de tanta chuva, voltei ao rio, uns 30 Km descida abaixo. Neste ponto chama-se Rio Bruacas (é isso mesmo). Situado no Município de Corupá (Capital catarinense da banana ).
11 - Foto básica do local, tem bem mais água aqui, cerca de um metro e pouco de profundidade neste ponto (água clara, ½ cor-de-chá, mas dá para ver os dedos dos pés)...
12 - Primeirão do dia, na margem lodosa com menor fluxo de água, onde encontrei outros caranguejos e alguns camarões, que ficaram muito desfocados ...
13 - Esse não gosta de ser fotografado, está espumando de raiva!
14 - Moluscos bivalves, interessante que são amarelados quando pequenos (não é o mexilhão dourado ), só havia visto os adultos, que são pretos.
15 - Pequena loricaria, peixe que geralmente é fácil de capturar, neste local ficavam sobre as pedras e se escondiam embaixo delas... tinha que pegar na primeira tentativa.
16 – “Limpa-vidros” encontrados nas plantas que estavam submersas na margem (“capim elefante”), não haviam plantas aquáticas imersas ( só por curiosidade: pH 7.0 e KH < 1.0 ).
17 – “Figurinha carimbada” das coletas: alevino de de Geophagus brasiliensis, haviam também lambarís (em oportunidade anterior encontrei três espécies de lambaris, além de saicangas e cascudos).
18 – Corydoras sp. que ocorre em todos os rios que conheço na região, andam em cardumes enormes, de 06 a 30 indivíduos
19 - Olhando para cima, belo morro para uma subidinha, fica p/ a próxima ...
Por hoje é só pessoal, um abraço.  _________________ Good girls go to haven (bad girls go everywhere). |
|
|
 |
Thiago Souto Regulares

|
Enviada: 18.05.2005(Qua)2:00 Assunto: |
|
|
Se inveja matasse eu ia estar morto e sepultado agora...
Que lugar lindo, cheio de vida. É muito bom ver fotos tão legais como essas. Não só o lugar impressiona, mas a variedade de espécies que são mostradas. Muito legal.
Vou durmir feliz agora...
Abraços... _________________ Pimentorium et rabus alheios refrescantis est |
|
|
 |
|
|
|
| |
Enviar Mensagens Novas: Proibído. Responder Tópicos Proibído Editar Mensagens: Proibído. Excluir Mensagens: Proibído. Votar em Enquetes: Proibído.
|
|
|