Peixes Ornamentais em Aquário

Comprando Peixes Novos

 A Era de Aquários > Artigos de Aquarismo

Texto

Poucas coisas são mais decepcionantes para um aquarista do que comprar um lindo peixe novo encontrado em alguma loja, apenas para vê-lo definhar e morrer em uma semana. Talvez a causa mais frequente dessas mortes seja a falta de pesquisa por parte do dono, com respeito ao tipo de água requerido pelo peixe (pH, temperatura, dureza), hábitos alimentícios, compatibilidade com os outros peixes no tanque, etc.

Mas mesmo se você é um aquarista mais experiente e fez a sua lição de casa direito antes de comprar, alguns peixes ainda são perdidos desta maneira. Vamos considerar algumas idéias sobre como evitar isso ainda mais.

Trazer peixes novos para casa de uma loja é sempre estressante para eles, e alguns peixes são particularmente sensíveis a mudanças bruscas, como Ramirezis, Bótias e Neons. Mas para qualquer peixe, diversas condições podem piorar o processo a ponto de ser fatal. As coisas mais importantes que devemos observar são:

Condição geral do peixe
Peixes saudáveis terão uma chance muito maior de sobreviver o estresse da mudança. Sempre escolha os mais intensamente coloridos e mais espertos peixes do grupo. Se possível, verifique o apetite do peixe também. Isto às vezes pode ser tão simples como deslizar o dedo no vidro da frente e ver quais peixes o seguem. É claro, algumas espécies são perfeitamente saudáveis mas tímidas demais para fazer isso.

Diferenças em pH e temperatura
Diz-se que a melhor água para um peixe é aquela em que ele está no momento. Isso é uma maneira esperta de dizer que os peixes não gostam de mudanças bruscas. Uma mudança de mais de 0,2 no pH ou 2oC na temperatura, num período de menos de 8 horas, é estressante e pode ser fatal. Então, mesmo que o seu aquário esteja em condições ótimas para o peixe, ele sofrerá um choque se a água da loja estiver muito diferente da sua. Pergunte ao lojista em que nível ele mantém estes parâmetros no aquário de onde você está comprando o peixe. Se não estiver satisfeito com a resposta dele peça para que ele faça o teste na sua frente. Uma vez eu tive problemas com a morte de alguns Ramirezis novos, embora o meu aquário estivesse ideal, e mais tarde descobri que o lojista os mantinha em aquários com pH em torno de 8,0 enquanto o meu estava em 7,0.

Capturando o peixe
Se o lojista fizer muito estardalhaço e perseguir o peixe durante muito tempo para pegá-lo, é melhor mudar de idéia. O peixe pode estar machucado ou em pânico, a ponto de acabar morrendo mais tarde. Não se sinta culpado fazendo isso...é obrigação do lojista pegar o peixe sem estressá-lo. Eu geralmente acabo conhecendo os lojistas o suficiente para que eles me deixem pegar os meus próprios peixes, assim eu posso escolher aquele que eu quero e pegá-lo da maneira que eu quero.

Transportando o peixe para casa
Certifique-se que os peixes têm uma quantidade razoável de água no saco plástico. Sempre transporte-os no escuro, isso os acalma. Eu gosto de enrolar o saco com uma malha de lã para ficar escuro e ajudar a manter a temperatura. Se você vai levar mais do que duas horas para chegar em casa, ou se tem vários peixes no mesmo saco, peça ao lojista para colocar oxigênio puro nele.

Soltando os peixes
Antes de soltar os peixes no seu aquário, deixe o saco boiando por pelo menos 10 minutos, durante o qual você deve lentamente adicionar água do seu aquário à do saco. Isso permite ajustar o pH e temperatura de ambas as águas. Depois disso, jogue fora a água do saco e solte os peixes novos no aquário. Se você está preocupado que alguns dos peixes antigos possam atacar os novatos, desligue a luz ou coloque um pouco de comida para distraí-los até que os peixes novos possam encontrar um lugar para se esconderem.

Finalmente, se depois de todas estas precauções, você ainda perder um peixe pouco depois de colocá-lo no seu aquário, então a única explicação razoável que sobra é uma molésita muito, muito terrível, conhecida entre aquaristas como MMP - morte misteriosa de peixes :-)

Comentários de Leitores

Isso de adaptar o peixe lentamente me ajudou muito. Eu já havia entrado no aquarismo há muitos anos, mas as sucessivas mortes de peixes me desanimaram. Depois de mais de 15 anos voltei, pois meu marido tinha um aquarinho pequeno. Mesmo sabendo da necessidade de adaptar o novato, na pressa fui na conversa dele que colocou os peixes sem fazer isso e estavam todos lá...pronto, dos 4 perdemos 3! Agora não deixo mais de fazer calmamente a adaptação. Nem que seja para colocar o peixe novo num aqua pequeno reserva e fazer a adaptação em outro momento, se eu não tiver tempo. Com isso sempre que tenho novos membros no aqua dificilmente perco algum.

Contributed by Cristina
Comentário

Por experiência, há duas coisas que eu nunca, mas nunca mesmo, faço: comprar mais de duas espécies diferentes de cada vez e colocar peixes novos no aquário com intervalo menor que 10 dias. Se temos toda paciência do mundo para encher o aquário aos poucos e, depois, deixá-lo ciclando por semanas, devemos ter o mesmo cuidado durante a povoação, que é uma das etapas mais importantes. Quando compro peixes novos, levo duas caixas pequenas de isopor, isso os mantém no escuro e mais calmos durante o transporte, como disse o Marcos Avila, além de preservar a temperatura. As caixas voltam no banco do carona e presas com cinto de segurança para não caírem, o que alivia mais os impactos causados pelas irregulares da pavimentação do que se elas estivessem no assoalho do carro ou no chão do porta-malas. Acho que não é preciosismo, se cuidamos tão bem de nossa saúde, por que não fazer o mesmo com nossos peixes?

Contribuído por Ulysses Ribeiro
Comentário

Tenho um aqua marinho e por experiência própria, pois perdi 5 peixes em um intervalo de 2 semanas devido a introdução de um peixe sem quarentena, darei uma sugestão a todos. Comprem um aqua hospital! Deixem o novo peixe lá por umas duas semanas, alimentando de duas a três vezes ao dia, pois o meu prejuízo foi muito grande, além da decepção.

Contribuído por Péricles Diniz
Comentário

Um fato muito importante que estão esquecendo é a quarentena. Todo peixe que for comprado deve passar por quarentena antes de passar para o aquário maior. A quarentena, como o nome já diz, é no mínimo 40 dias. Essa quarentena serve para analisar o peixe, para não deixar que ele passe doenças para o aquário principal.

Contribuído por Miguel Raia

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L