Peixes Ornamentais em Aquário

Dia de Mudança!

 A Era de Aquários > Artigos de Aquarismo

Texto

Se você está de mudança para outra cidade ou até mesmo outro país, não há nenhuma necessidade de desesperar-se sobre o que fazer com os peixes especiais que vivem em seu aquário. Você não tem que procurar um amigo que gostaria de herdá-los ou os levar para uma loja de peixes para outra pessoa os possuir. Com um pouco de paciência, a manipulação correta, alguns artigos que você precisará para a mudança e instruções apropriadas, esta mudança pode acontecer facilmente para você e seus peixes. Eles chegarão na sua casa nova com o mínimo de stress e transtornos. Eu descrevo aqui em detalhes como esta mudança pode acontecer facilmente. Ajudei vários de meus amigos (humanos e aquáticos) a se prepararem para uma mudança, e por todos estes anos que tenho feito isto, nós perdemos só um peixe no processo. Ele estava conosco há bastante tempo, e todos nós assumimos que ele era muito velho para fazer a viagem. Seguindo estas instruções, vocês deverão chegar a seu novo destino em condições satisfatórias. Você provavelmente ficará mais estressado que o peixe se ajustando a seu novo "ambiente".

  1. Dois dias antes da mudança, deixe de alimentar os peixes. Isto os impedirá de sujar a água e usar muito oxigênio durante a viagem.
  2. Você precisará ter sacos plásticos grandes, e se possível uma caixa de isopor (styrofoam) para isolamento da temperatura. Se há algum tipo de recipiente em que você possa pôr alguma água de seu aquário dentro e levar com você, isto será ótimo; mas se não tiver, tudo bem.
  3. No "dia da mudança", o aquário é a última coisa a sair. Os peixes precisam ser colocados separadamente nos sacos plásticos grandes com bastante água para cobrí-los e cheios com tanto ar quanto possível. Se, por acaso, você está movendo um peixe maior ou um com "barbatanas espinhosas" isso rasgará um saco plástico facilmente em pedaços. Um novo e limpo recipiente (que possa acomodar o tamanho do peixe confortavelmente) com uma tampa servirá para isso. Leve outro saco com um pouco de água do aquário e ponha os elementos filtrantes de seu filtro nele. Isto salvará algumas das bactérias para iniciarem uma colônia em sua casa nova. Você também pode fazer isto com plantas de plástico, decorações, cascalhos, etc. para manter tantas bactérias intactas quanto possível.
  4. Se você puder salvar alguma água do aquário em outro recipiente será bom, mas se não puder, jogue fora a água restante. Não mova seu tanque com qualquer água ou cascalho que permaneçam nele. Isto cria tensão no vidro e pode causar vazamentos ou o rompimento dos vidros.
  5. Empacote os peixes, assim eles estarão prontos para a mudança, e tente não "empilhar" os sacos, um em cima do outro na caixa de isopor. Este isopor precisa fazer a viagem dentro do seu carro. Não ponha no caminhão ou permita que os carregadores o façam. Tente manter constante a temperatura. Não os deixe durante a noite no carro e procure parar na sombra; se você parar no caminho durante a noite - leve-os ao hotel com você.
  6. Empacote os outros artigos em recipientes seguros com água ou caixas de isopor adicionais, se possível. E empacote o tanque de forma que ele será a primeira coisa que você "desempacota" ao chegar na sua nova casa. Se por acaso já tiver um aquário esperando em seu destino, eu não aconselharia você a pôr seus peixes neste tanque. Eles são ajustados às condições de sua água velha e colocando-os em outro tanque poderia causar stress e doenças.
  7. Se a viagem levar dois ou três dias, seus peixes estarão bem. Quando você pára durante a noite, e está preocupado que a provisão de ar deles está ficando baixa; você pode fazer uma de duas coisas. Pode comprar uma bomba que funcione com a bateria do carro, plugada no acendedor de cigarros, ou pode ter disponível uma bomba elétrica e mangueiras com pedras porosas. Quando parar durante a noite, dê para cada bolsa um pouco de oxigênio. Se nenhum destes estiver disponível, você pode abrir as bolsas e assoprar a água para entrar ar fresco nos sacos. Você pode estar preocupado com isto, mas é algo para se pensar. Quando são transportados peixes para varejistas, eles normalmente estão pelo menos há dois dias nos sacos, e normalmente chegam à loja em boas condições.
  8. Você chegou finalmente na sua casa nova, seu tanque é levado para dentro correndo, cheio com a "nova" água condicionada, a temperatura está correta e você está pronto para soltar os peixes. Certifique-se que não há cloro na água antes, usando um teste químico e corretivo, se necessário. Aclimate-os muito lentamente. Coloque os sacos no tanque e deixe-os flutuar durante aproximadamente 15 minutos. Isto permite levar a água dos sacos para quase a mesma temperatura do tanque. Depois de 15 minutos, acrescente l/2 xícara da "água nova" do aquário no saco. Se depois de 15 minutos, os peixes parecem estar bem (nenhum agitado ou ofegando) coloque outra l/2 xícara de água no saco e espere outros 15 minutos. Se tudo estiver indo bem com os peixes, depois de 1 hora acrescentando a água nova a estes intervalos, você pode libertar os peixes suavemente no tanque. Fazendo isto muito lentamente, você estará ajustando seus peixes a qualquer diferença na química da água nova.
  9. Usando o cascalho "úmido", os elementos dos filtros velhos e quaisquer plantas ou decorações da água velha, você restabelecerá o tanque parcialmente com as bactérias necessárias. Porém, confira freqüentemente seus parâmetros da água (pH, GH, amônia, etc) durante a próxima semana ou assim que notar quaisquer problemas que poderiam acontecer se o tanque não estiver completamente estabilizado. Faça trocas de água quando necessário para manter a água segura para os peixes.

Agora isto não parece tão ruim, certo? Eu espero que ajude a tornar a mudança de seus peixes e aquário um pouco mais fácil para você. Enquanto seus peixes estarão relaxando confortavelmente, não sabendo realmente que eles se mudaram, já que sua "casa" ainda parece a mesma, você, por outro lado, ainda tem todas aquelas caixas para desempacotar! Boa Sorte :)

Comentários de Leitores

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L