Peixes Ornamentais em Aquário

Construção de Móvel para Aquário - Parte 1

 A Era de Aquários > Artigos de Aquarismo

Texto

2. Cortando as peças

Para cortar as peças, podemos usar ferramentas manuais ou elétricas, ou ainda podemos ir até uma marcenaria e solicitar as peças já cortadas nas dimensões prontas. Não vou entrar em detalhes sobre como cortar, pois isso daria um outro artigo, mas vou dar umas dicas.

Para serrar, seja com serrote manual ou com uma serra circular ou serra tico-tico, deve sempre usar um esquadro para os cortes ficarem em ângulo reto (90 °). Usando um serrote é preciso ter uma certa prática para serrar reto e perfeitamente. Usando uma serra elétrica o ideal é utilizar um sarrafo de madeira como guia para a serra, para que o corte fique reto.

Para aqueles que não possuem experiência em serrar, sugiro que vá a uma marcenaria e peça para serrar as peças nos tamanhos desejados, pois o marceneiro irá utilizar uma serra de bancada, que irá conferir qualidade aos cortes.


3. Unindo as peças

Para unir as peças podemos utilizar pregos ou parafusos. Em ambos os casos é interessante fazer os furos onde os pregos ou parafusos se encaixarão com furadeira, utilizando para isso uma broca de diâmetro menor que o diâmetro do parafuso ou o prego (a broca deve ser menor, pois assim continua-se tento sustentação, ao passo que se a broca for do mesmo diâmetro do parafuso ou prego não irá ter sustentação. Fazendo esses furos guias evita-se que a madeira rache ao pregar ou parafusar.

Na hora de unir as peças, seja com prego ou parafuso, adicione cola para madeira entre as partes que irão entrar em contato. A cola reforça a união e evita que com o tempo ocorra folga entre as junções. As folgas costumam aparecer mais facilmente com o uso de pregos. Passe cola em abundância, depois de unir as peças, antes da cola secar, retire o excesso e cola com um pano levemente molhado.

Figura 6 Esquema de como parafusar ou pregar o móvel. No caso de usar madeira maciça, precisamos fazer com que a cabeça do parafuso ou do prego fique embutida na madeira. Em cima o esquema para parafuso. Fazemos primeiro o furo guia, com uma broca com diâmetro menor que o diâmetro do parafuso, devemos também fazer o furo um pouco menos comprido que o parafuso. Depois fazemos um furo com uma broca de diâmetro ligeiramente maior que a cabeça do parafuso, fazemos esse furo pouco profundo, o suficiente apenas para a cabeça do parafuso ficar embutida na madeira. O mesmo vale para o prego na parte de baixo do desenho. Assim os parafusos ou pregos ficarão embutidos na madeira, e depois do acabamento ficarão imperceptíveis.


4. Base

4.1. Cortando

Nesse projeto iremos utilizar compensado comum ou MDF. Portanto o esquema de corte será conforme o da Figura 5. Assim podemos definir as peças necessárias para a base do aquário, conforme a Figura 7.

4.2. Unindo

A seqüência para unir as peças da base estão na Figura 8.

Figura 7 Peças utilizadas para a base e suas medidas. Como definimos antes (Figura 3), as medidas internas terão 0,5 cm a mais que a medida do aquário. Assim temos a peça A, onde o aquário irá se apoiar, as peças C, que serão as laterais, e as peças B, que serão as peças frontal e traseira. Note que as peças C tem a mesma medida da peça A, já as peças B possuem 4 cm a mais que a peça A.

Figura 8 Seqüência para unir as peças da base. Une-se primeiro as peças C, e depois as peças B que se sobrepõem sobre as laterais. Por causa dessa sobreposição que é necessário cortar as peças B com 4 cm a mais, pois utilizando madeira de espessura de 2cm, a peça B irá sobrepor 2 cm de cada lado.


5. Cinta

5.1. Cortando

Para a cinta iremos precisar das peças relacionadas na Figura 9.

5.2. Unindo

Seqüência para unir as peças da cinta de acordo com a Figura 10.

Figura 9 Peças usadas na cinta. Na cinta usaremos as peças D e E, que possuem respectivamente os mesmos comprimentos das peças B e C da base, somente com 5 cm de largura. Além disso, iremos utilizar também as peças F, que servirão para que a cinta se apóie sobre os vidros do aquário.

Figura 10 Sequência para unir as peças da cinta. Primeiro se une as peças F às peças E. Veja pelo desenho como as peças F irão permitir que a cinta se apóie sobre os vidros do aquário. Depois unimos as peças D ao conjunto formado pelas peças E e F.


6. Tampa

6.1. Cortando

Para a tampa iremos precisar das peças descritas na Figura 11.

6.2. Unindo

Para unir as peças da tampa usamos uma seqüência idêntica à da base. A única diferença fica por conta da peça J, cortada para colocação do filtro. Observe a Figura 12.

Figura 11 Peças usadas na tampa. Veja o detalhe na peça J, que possui um recorte de 7x50 cm para colocação do filtro e demais acessórios para o aquário. No final, essa tampa irá ser presa a cinta através de dobradiças.

Figura 12: Junção das peças da tampa.

 Página Seguinte 




oF <=> oC in <=> cm G <=> L