Peixes Ornamentais em Aquário

Escolha o seu Fundo

 A Era de Aquários > Artigos de Aquarismo

Texto

Ao montar um aquário de exposição, isto é, aquele cujo objetivo é ser admirado (ao contrário de um aquário hospital ou de reprodução, que são guiados pela praticidade), você normalmente vai querer que as pessoas prestem atenção somente nos seus peixes e no seu paisagismo. Portanto, é muito importante tentar esconder, o quanto puder, todos os necessários porém intrusos equipamentos no tanque. Poucas coisas são mais feias e não naturais do que um enorme, brilhante aquecedor colocado proeminentemente no meio do vidro trazeiro!

As peças do equipamento usadas dentro do tanque (como bombas submersas, tubos, aquecedores e fios) às vezes requerem táticas habilidosas e criativas para serem escondidas. Mas qualquer coisa colocada por traz do vidro trazeiro (bombas de ar, filtros externos, fios) podem ser facilmente escondidos pela simples adição de um fundo opaco. Muitos aquaristas já perceberam isto, mas um aspecto comumente esquecido dos fundos é a ampla escolha de cores e padrões que podem ser usados, e os efeitos de cada um na composição final. É isto que eu pretendo discutir aqui.

Tipos de Fundos
Hoje em dia existem diversos "Rolos de Fundo" comerciais que vêm com bonitas imagens de paisagens aquáticas, e justamente por que eles são tão bonitos na loja, é bastante tentador usar um desses. Mas cuidado, estas imagens são uma fácil e boa solução somente se você nao pretende fazer nenhum paisagismo mais elaborado pessoalmente. Se a sua meta é fazer as pessoas admirarem o que você fez dentro do tanque, então não use um destes! Eles tiram bastante a atenção dos detalhes finos das plantas, rochas e troncos no tanque. Obviamente, neste caso a melhor solução é um fundo de uma única cor. Agora temos duas possibilidades:

Fundos Pintados
Esta é uma solução amplamente usada. Simplesmente limpe o vidro trazeiro, escolha a cor e aplique a sua tinta favorita na parte externa. Eu costumava fazer isto em todos os meus aquários, no começo. Porém, existem alguns problemas com esta técnica. Primeiro, deve-se tomar extremo cuidado para que a tinta não vá para dentro do aquário! A maioria das tintas e solventes são tóxicas e podem matar os seus peixes. Segundo, se você não aplicar uma camada suficientemente espessa de tinta, e o seu aquário recebe iluminação por traz, o fundo vai parecer irregular, translúcido e muito feio. Finalmente, se você não gostar do resultado, o ficar cansado da aparência atual, mudar o fundo será um processo muito trabalhoso.

Fundos de Cartolina
Eu não sei se este é um vício particular meu, mas eu tenho tendência a enjoar de um aquário se ele fica igual por muito tempo. Eu sempre sinto a necessidade de "fazer alguma coisa" e ver se fica melhor. Como será discutido abaixo, a cor escolhida para o fundo afeta bastante a impressão que você tem do aquário, então atualmente eu só uso cartolinas coloridas como fundos. Elas podem ser fizadas com fita adesiva no aquário e facilmente trocadas sempre que eu quiser.

As Cores e seus Efeitos
Por ser tão fácil trocar de cartolinas, e porque elas são baratas e vêm em diversas cores, eu já experimentei com muitas delas para ver os seus efeitos na maneira como o aquário se parece. Essas são as minhas impressões sobre as melhores cores:

  • Preto: Esta é provavelmente a opção mais comum e definitivamente uma das melhores. Ela tira completamente a atenção do fundo, orientando a sua percepção para os peixes e paisagismo dentro do aquário, além de realçar as suas cores (se o aquário é bem iluminado), devido ao alto contraste. Ela tembém parece tornar o aquário maior, já que você não mais vê uma limite claro no fundo do tanque. Todas as outras cores induzem uma impressão mais "localizada" do aquário, mas ainda assim algumas dão efeitos bastante bons.
  • Verde-Azulado Claro: Usar este tipo de cor aumenta o brilho do aquário, e faz com que nos lembre de águas rasas de fundo arenoso...uma impressão bastante agradável, adequado tanto para tanques de água doce como marinhos. Ela irá tirar um pouco da atenção das plantas, devido ao menor contraste, mas ainda sim elas ficam bem bonitas. Peixes não muito coloridos como Bandeiras e Bala Sharks contrastam muito bem com estes tons.
  • Azul: Os tons mais fortes e escuros de azul nos dão a impresão de "mar profundo", um bonito efeito natural para aquários marinhos. Ele também funciona bem com paisagens de rocha escura, como em Aquários de Ciclídeos Africanos.
  • Marrom, Beige, Areia: Estas cores são boas quando se está querendo dar a impressão de uma encosta de Rio arenoso ou lamaçento. Elas funcionam muito bem com uma plantação não muito densa e com rochas de cores semelhantes.
  • Outras Cores: Se você quer tentar algo diferente, várias cores podem dar efeitos não naturais mas ainda assim interessantes: laranja, vermelho, amarelo, etc. Tudo depende de como eles contrastam com a sua montagem e com as cores dos seus peixes. Uma vez eu vi um enorme, lindo aquário de Oscars com um fundo laranja, ele realçava bastante os peixes e o enorme pedaço de tronco usado como peça central.

Não tenha medo de experimentar...tente todas as opções até que o seu aquário fique do jeito que você quer!

Comentários de Leitores Comentário

Eu usei uma cartolina azul esverdeado claro e pintei as bordas de preto, o que para mim pareceu chamar ainda mais a atenção para o aquário, centralizando a imagem. Uma outra boa opção para chamar atenção de algo específico é usar cores opostas.

Contributed by João Wolff
Comentário

Outra boa opção é utilizar papel contact, fica muito bonito e bem prático. Coloquei um papel contact preto no meu e não me arrependo nem um pouco.

Contribuído por Jair Pacifico

 Submeter um Comentário 

Tem alguma experiência para partilhar nesta página? Não precisa registrar-se para contribuir! Sua privacidade é respeitada: seu e-mail é publicado somente se quiser. Todas as submissões são revisadas antes da adição. Escreva sobre suas experiências pessoais, sem abreviações, sem linguagem de chat, usando pontuação e capitalização padrão. Pronto? Então envie seus comentários!




oF <=> oC in <=> cm G <=> L